Bradicinesia – um dos sintomas mais comuns do Parkinson

Na maioria das vezes quando se fala em Doença de Parkinson o sintoma mais comumente associado é o tremor. Porém um dos sintomas mais frequentes e que também é muito usado para diagnosticar o Parkinson é a bradicinesia.

O equilíbrio corporal é a capacidade do ser humano de manter-se ereto ou executar movimentos de aceleração e rotação do corpo sem oscilação ou queda. A bradicinesia ou acinesia é definida pelo movimento lento e pela capacidade prejudicada de movimentar o corpo rapidamente ao comando do cérebro ou de se manter em equilíbrio. É um dos sintomas mais comuns da doença de Parkinson e também pode se dar por efeito colateral dos medicamentos utilizados no tratamento.

Imagine você querer folhear uma revista e não conseguir porque seus dedos estão simplesmente congelados e não respondem ao comando do seu cérebro para virar a página? É exatamente o que acontece quando o paciente desenvolve a bradicinesia.

Sintomas de bradicinesia

Falando de forma bem geral, os sintomas da bradicinesia incluem movimentos mais lentos. No entanto, existem outros sintomas que são comuns para esta condição, que são:

• Caminhar embaralhado
  • Arrastar os pés ao caminhar
  • Ter pouca ou nenhuma expressão facial
  • Congelamento – as reações musculares podem diminuir até que os músculos fiquem imóveis
  • Dificuldade para realizar tarefas repetitivas por natureza como bater palmas ou estalar os dedos.
  • Dificuldades em atos rotineiros como escovar os dentes, se pentear ou abotoar uma camisa.

A bradicinesia é também o que faz com que os Parkinsonianos percam sua capacidade de falar claramente. Sua voz vai ficando cada vez mais suave com o tempo, e suas palavras ficarão mais difíceis de entender claramente.

Utilizando a Bradicinesia no Diagnóstico do Parkinson

O teste usado para bradicinesia é chamado de teste de incoordenação por acinesia ou bradicinesia.

Existem alguns métodos, mas um dos mais usados é o que durante o teste, o paciente é solicitado a tocar as teclas rapidamente em um teclado com os dedos alternados por um minuto. Suas pontuações no teste determinarão seu diagnóstico. As pontuações incluem o número de acertos de teclas corretas, o número de teclas erradas, o tempo necessário para acertar as teclas e o tempo decorrido entre acertar cada tecla.

Este e outros testes são considerados ferramentas que servem para dizer aos médicos em que estágio do Parkinson o paciente está e se tem bradicinesia. Ainda não existe um teste conjunto para diagnosticar inicialmente a doença de Parkinson.

Tratando a bradicinesia

O Parkinson não podem ser curados. No entanto, seus sintomas podem ser administrados com medicamentos e cirurgias. Os medicamentos mais úteis para a bradicinesia são aqueles que aumentam os níveis de dopamina. Alguns dos medicamentos que usam dopamina ou agem como a dopamina para obter a mesma reação são:

• Levodopa
  • Agonistas da dopamina
  • Inibidores da MAO-B

Saiba mais sobre os medicamentos do Parkinson neste texto.

Há uma série de outros medicamentos que os médicos podem receitar. No entanto, encontrar o medicamento certo será um desafio constante, porque esses tipos de medicações se tornam menos eficazes com o tempo. O paciente precisa estar em constante contato com o médico para monitorar a dosagem e os efeitos colaterais, e ir mudando os medicamentos conforme o avanço da doença.

Procedimentos cirúrgicos

Outra forma de tratar a bradicinesia é com o procedimento cirúrgico conhecido como estimulação cerebral profunda, que pode ser usado para certas pessoas que possuem Parkinson. Este tratamento envolve a colocação cirúrgica de eletrodos em locais específicos no cérebro do paciente. Uma vez que os eletrodos estejam no lugar, a pessoa começa a receber impulsos elétricos enviados para estimular o cérebro nos locais dos eletrodos. Este tratamento é normalmente reservado para aqueles com Parkinson moderado/avançado ou que não estão respondendo bem aos medicamentos.

Saiba mais sobre a Estimulação Cerebral Profunda neste texto

Mudar o estilo de vida para o gerenciamento de sintomas

Para pacientes que estão tomando medicamentos ou não, algumas mudanças de estilo de vida podem ser aliadas no gerenciamento de sintomas. No entanto, você deve conversar com seu médico antes de adicionar qualquer coisa ao seu plano de tratamento de Parkinson. Qualquer coisa que ajude a tratar sua doença de Parkinson também ajudará com sua bradicinesia.

Algumas destas mudanças de estilo de vida ou tratamentos alternativos incluem:

• Dieta saudável e que não atrapalhe a ação dos medicamentos.
  • Fisioterapia com exercícios que aumentam sua força, equilíbrio e flexibilidade
  • Exercícios aeróbicos.
  • Medidas de prevenção necessárias para evitar quedas por desequilíbrio.
  • Alternativas para atos simples do dia a dia.

Concluindo

A Bradicinesia além de ser um dos sintomas mais comuns da Doença de Parkinson, freqüentemente ocorre como um efeito colateral de certos medicamentos.

A cura para a Doença de Parkinson ou seus sintomas, que incluem bradicinesia, ainda não foi encontrada. No entanto, existem medicamentos, tratamentos e mudanças de estilo de vida que ajudarão o paciente a ter uma vida melhor.

O paciente deve consultar o médico regularmente e avisá-lo sobre quaisquer mudanças que ele ou seus entes mais próximos percebam. Além disso é muito importante manter o médico atualizado sobre a eficácia da medicação atual.