Exame de sangue pode ajudar a prever declínio cognitivo em pacientes de Parkinson

Um exame de sangue é capaz de prever o declínio cognitivo precoce em pessoas com doença de Parkinson. Segundo o estudo “Senescência e marcadores inflamatórios para prever a progressão clínica na doença de Parkinson: o estudo ICICLE-PD”, publicado no IOS Press Journal of Parkinson’s Disease, isso é possível medindo o comprimento dos telômeros cromossômicos (extremidades dos cromossomos) nas células imunológicas e a presença de marcadores inflamatórios.

O comprometimento cognitivo é um sintoma não motor bastante conhecido da doença de Parkinson. Marcadores biológicos que identificam aqueles com maior risco de declínio cognitivo precoce podem ajudar a prever melhor a progressão da doença em pacientes com Parkinson recém-diagnosticados.

Os telômeros são uma região protetora do DNA no final de cada cromossomo que facilita a replicação adequada do genoma. À medida que as pessoas envelhecem, as extremidades dos telômeros diminuem a cada divisão celular. O encurtamento e a disfunção dos telômeros também podem ser indicadores de processos de doenças no cérebro.

Porém, pesquisas que usaram o comprimento dos telômeros como um marcador para a incidência e progressão de Parkinson apresentaram resultados conflitantes. O encurtamento de telômeros em humanos também pode desencadear senescência celular, um processo caracterizado pelo desligamento irreversível da divisão celular e pela liberação de proteínas sinalizadoras pró-inflamatórias e proteínas supressoras de tumores, como p21 e p16 .

A senescência de diferentes tipos de células cerebrais está relacionada à neurodegeneração e inflamação, e enquanto o potencial de p21 e p16 como biomarcadores para doenças relacionadas à idade foi investigado, seu uso como marcadores para a progressão da doença de Parkinson e o declínio cognitivo inicial não foi investigado.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, projetaram um estudo de três anos para comparar o comprimento de telômeros de células imunes isolados de pacientes com Parkinson recém-diagnosticados e controles saudáveis ​​ao longo do tempo. A equipe de pesquisadores também examinou se os marcadores derivados do sangue de senescência e inflamação celular estão associados à função cognitiva e motora.

Os autores publicaram anteriormente um trabalho em 2016 sobre o estudo Incidência de comprometimentos cognitivos em coortes com doença longitudinal de avaliação de Parkinson (ICICLE-PD), que descobriu que marcadores inflamatórios no sangue medidos no diagnóstico estavam associados a um declínio cognitivo e motor mais rápido.

Nessa mesma linha investigativa, a equipe estudou 154 pacientes com Parkinson recém-diagnosticados que haviam participado do estudo ICICLE-PD, juntamente com 99 indivíduos de controle de mesma idade e sexo. A idade média dos dois grupos foi de 67 anos.

Os pacientes participantes da pesquisa foram avaliados em intervalos de 18 meses, nos quais foram coletadas informações demográficas, amostras de sangue e dados cognitivos e clínicos.

O comprimento médio dos telômeros nas células imunes e nos marcadores de senescência p21 e p16 foi medido em dois momentos, linha de base e 18 meses. Outros cinco marcadores inflamatórios também foram incluídos no primeiro estudo do ICICLE-PD.

Os resultados revelaram que os pacientes de Parkinson tinham um comprimento de telômero significativamente menor na linha de base em comparação aos controles, e seu comprimento de telômero diminuiu mais rapidamente nos 18 meses.

Após 36 meses de acompanhamento, 11 pacientes de Parkinson (15,5%) desenvolveram demência. Eles tinham telômeros significativamente mais curtos na linha de base e aos 18 meses, em comparação com aqueles sem demência.

Além disso, níveis significativamente menores de p21 foram encontrados nos pacientes de Parkinson em comparação aos controles no início do estudo, e não houve diferença na mudança com o tempo.

As diferenças entre os níveis de p16 na linha de base ou a taxa de mudança ao longo do tempo não foram estatisticamente significativas. No entanto, inesperadamente, níveis mais altos de p16 na linha de base previam um declínio motor e cognitivo mais lento ao longo de 36 meses.

O exame dos cinco marcadores inflamatórios encontrou níveis significativamente mais altos de proteínas sinalizadoras pró-inflamatórias TNF-alfa e interleucina-10 no grupo de Parkinson do que nos controles.

Um escore inflamatório basal baseado nos cinco marcadores também encontrou uma diferença significativa entre os grupos. Esse escore foi capaz de prever declínio cognitivo aos 36 meses, consistente com o primeiro estudo do ICICLE-PD.