Doença de Parkinson, o valor da informação.

Quantas vezes você já pesquisou sobre alguma doença ou sintoma no Google? Na área médica, a internet não trouxe apenas avanços tecnológicos capazes de acelerar a descoberta de novos tratamentos e medicações. Um dos maiores avanços foi a disseminação de informações de forma totalmente acelerada sobre qualquer assunto, e no nosso caso, sobre qualquer doença.

A consulta ao “Dr. Google”, como ficou popularmente conhecido o ato de pesquisar sobre doenças no maior buscador do mundo, provocou uma avalanche de acesso ao conhecimento que até então ficava restrito aos consultórios. Esta avalanche carregou consigo fatos bons e ruins. Sabemos que atualmente informação tem um grande valor no mundo digital, mas temos a certeza que informação de qualidade possui um valor imensurável.

É com esta proposta que iniciamos este blog aqui no site Cirurgia de Parkinson. Queremos que mais que um lugar que dissipa dúvidas, nosso blog seja um referencial para todo mundo que quer aprender, entender e saber como funciona o tratamento para uma das doenças neurológicas mais conhecidas do mundo, e que acomete aproximadamente 200 mil pessoas só no Brasil e 1% da população mundial,  segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Existe Mal de Parkinson?

Quando o médico inglês James Parkinson descreveu os primeiros casos conhecidos a doença, no ano de 1817, provável que nem ele tivesse noção a quantidade de pessoas que eram afetadas por este problema. Foi somente no final daquele século  que o médico francês Jean Charcot definiu os primeiros critérios para diagnóstico, e ele resolveu homenagear James Parkinson nomeando a doença de Doença de Parkinson. Ocorre que doença em francês é “Maladie” e na hora de traduzir para o português ficou  conhecida como Mal de Parkinson por muitos e muitos anos. Este termo “mal” foi usado como associação aos efeitos da doença e com a ausência de tratamento. Mas o termo ‘’mal” de Parkinson é recusado pela maioria dos médicos e pacientes, que preferem nomear de Doença de Parkinson.

A doença de Parkinson é uma doença neurológica crônica e que acontece em progressão, a causa dos problemas motores é a diminuição  da produção de dopamina.

A dopamina é um tipo de neurotransmissor que às vezes se comporta como se fosse hormônio do cérebro para o cérebro. Por isso muitos médicos chamam a dopamina de neuro-hormônio. A dopamina apresenta algumas funções específicas, e é essencial para o corpo, ela age diretamente em determinadas ocasiões no organismo humano, como o controle de funções motoras e mentais.

Quando a produção de dopamina diminui, não acontece o envio de mensagens para uma área importante do cérebro, que é justamente a área que controla os movimentos e a coordenação, comprometendo assim o controle motor. É então que começam a surgir os sintomas do Parkinson. O mais evidente é a  lentidão de movimento e o tremor, mas a doença também atinge os músculos responsáveis pela fala e deglutição, e pode alterar a cognição e concentração da pessoa. São por esses sintomas que a doença ficou conhecida por muitas décadas como Mal de Parkinson.

Mas este termo não é mais usado nem por médicos, muito menos por pacientes. A intenção é justamente afastar o valor pejorativo da palavra mal. Quando nos referimos ao Parkinson como “mal” é como se de alguma forma estivéssemos dizendo que esta doença é pior que qualquer outra, o que não é verdade.

Os parkinsonianos (termo que falaremos muito por aqui e que se refere a quem tem a doença) possuem sinais e sintomas comuns da doença, mas não podem e nem devem ser definidos apenas por isso. Começamos este texto falando justamente sobre os avanços tecnológicos, e é com base neles, que muitos pacientes hoje conseguem e querem levar uma vida normal.

O nosso objetivo

E este é o principal objetivo deste blog. Todo nosso conteúdo vai ser estabelecido em 5 grandes pilares que vão nos ajudar a levar informação de qualidade para nossos leitores. São eles:

Entendendo a Doença de Parkinson: são muitas as dúvidas e explicar a doença, suas causas, sinais, sintomas, estágios e associações é mais do que um serviço, é uma forma de unir todos aqueles que convivem com a doença de Parkinson, incluindo pacientes, cuidadores, parentes, amigos e profissionais de saúde.

Vivendo com a Doença de Parkinson: nosso blog vai ter a missão de responder algumas das dúvidas mais básicas no que diz respeito à qualidade de vida do parkinsoniano. De que forma estes pacientes podem diminuir os efeitos da doença e ter uma vida com mais autonomia e mais qualidade.

Tratando a Doença Parkinson: nossa equipe estará sempre pesquisando e conectada aos mais recentes estudos e pesquisas sobre o Parkinson, explicando de forma fácil cada uma destas novas descobertas.

Parkinsonianos: como já falamos aqui, nossa intenção é diminuir o preconceito e os estigmas da doença, é por esse motivo que uma das nossa metas será trazer aqui exemplos e casos de pacientes que podem compartilhar experiências que de alguma forma podem ajudar e incentivar outros portadores da doença.

Familiares e Cuidadores: os efeitos colaterais do Parkinson são muitos e exigem um cuidado especial. Tudo isso acaba gerando uma mudança na rotina dos familiares e cuidadores, que de uma hora para outra se encontram perdidos e tendo que lidar com uma nova situação. Um dos nossos objetivos com este blog é também trazer conteúdo de relevância para quem tem alguém com doença de Parkinson na família e precisa do maior número de informações possíveis para ajudar esta pessoa.

Para finalizar é importante explicar que este blog e todo o conteúdo produzido para as redes sociais tem o único e exclusivo objetivo de informar a sociedade sobre este universo tão vasto sobre a doença de Parkinson. É por isso que seguimos as regras da Resolução Nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina que estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes à matéria.

Introduzimos este texto falando sobre o valor da informação de qualidade, e é em busca disso que estamos começando este blog. Nosso conteúdo vai contar com a revisão do neurologista Dr. Fernando Cini de Freitas e do neurocirurgião Dr. Marcelo Neves Linhares, referências no tratamento da Doença de Parkinson em Santa Catarina. Mas é importante reforçar que nenhuma informação que você encontrar em nosso blog substitui a orientação médica. Aliás, para qualquer que seja a doença nunca subestime o valor de uma prescrição médica por alguma informação encontrada na internet.

Convidamos você a assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo deste texto para que possa receber sempre os novos textos publicados aqui no blog e também a nos seguir no Instagram no perfil @cirurgiadeparkinson. Vamos usar a rede social que mais cresce no mundo em engajamento para dividir informações mais curtas e rápidas sobre o Parkinson. Além disso, toda sugestão é sempre bem-vinda, você pode clicar aqui caso queira nos enviar alguma mensagem ou esclarecer qualquer dúvida.