Estimulação Cerebral Profunda – novo estudo mostra que a cirurgia pode também evitar a progressão da doença.

Pela primeira vez, um tratamento para a doença de Parkinson pode realmente ajudar a interromper sua progressão.

Um novo estudo apresentado no Congresso de Cirurgiões Neurológicos realizado em Schaumburg, no estado americano de Illinois, concluiu que a estimulação cerebral profunda mostrou ter efeitos benéficos significativos quando utilizada em pessoas mais cedo do que se acreditava anteriormente.

“A DBS é a primeira terapia a mostrar o efeito modificador da doença – pode na verdade retardar as características cardinais do Parkinson. Não houve terapia, medicamento ou dispositivo que já tenha sido capaz de fazer isso ”, disse Peter Konrad, professor de cirurgia neurológica e engenharia biomédica da Universidade Vanderbilt, em um comunicado à imprensa .

O que o estudo encontrou?

A pesquisa apresenta essencialmente dois novos resultados relacionados ao uso da estimulação cerebral profunda para a doença de Parkinson.

Primeiro, é que a cirurgia pode ser realizada antes das indicações atuais. Normalmente, é reservada para pessoas com Parkinson de estágio médio a avançado, quando as terapias tradicionais de medicação se mostram menos eficazes.

Em segundo lugar, a DBS também pode retardar a progressão da doença e, particularmente, uma das características marcantes de Parkinson: o tremor.

No estudo, os pesquisadores recrutaram 28 pessoas com doença de Parkinson entre as idades de 50 e 75 anos que estavam tomando medicamentos para a doença. O grupo foi dividido em dois: um que só tomava medicação e um que tomava medicação, além de ter feito a Cirurgia de Parkinson.

Em intervalos regulares, incluindo o início do estudo, ambos os grupos pararam de tomar medicação (e de receber os estímulos) por uma semana – um período off projetado para capturar um instantâneo da linha de base dos sintomas relacionados à progressão do Parkinson. Os médicos normalmente usam um sistema de pontuação, como a Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson , para atribuir valores a vários sintomas, a fim de gerar uma classificação geral para a gravidade da doença.

No final do período de dois anos, os participantes novamente passaram pelo mesmo período. Aqueles no grupo que estavam apenas tomando medicação mostraram escores significativamente piores para a gravidade do tremor em repouso, enquanto aqueles que receberam estimulação cerebral profunda  e medicação mostraram uma mudança mínima.

O grupo que tomou apenas medicação também teve um risco 2,6 vezes maior de piora do tremor do que o grupo que fez a cirurgia.

Uma característica da doença de Parkinson é que ela piora progressivamente. O tremor normalmente começa em um único membro e se espalha gradualmente para os outros. Mas neste estudo, os resultados do grupo DBS foram contrários a essa conclusão.

No grupo que fez a cirurgia, o número de membros afetados permaneceu essencialmente o mesmo, enquanto o número afetado no grupo de medicação duplicou – significando que a doença seguiu seu curso típico ao se espalhar para outro membro.

Os pesquisadores apontam que mesmo quando os estímulos foram desativados por uma semana, o benefício permaneceu. O resultado é muito significativo, parece haver benefícios, mesmo no início do curso da doença, e é sugestivo de um atraso no progresso de um componente importante da doença de Parkinson, que é o tremor.

Entendendo a doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva sem cura atualmente. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas possam ter a doença nos Estados Unidos até 2020, com cerca de 60.000 recebendo o diagnóstico a cada ano.

O Parkinson é facilmente identificado através de um conjunto de características motoras, incluindo tremor de repouso, bradicinesia (movimentos lentos) e instabilidade postural (problemas de equilíbrio).

Embora os resultados da pesquisa sejam muito estimulantes, os pesquisadores apontam que eles lidam apenas com uma das várias características principais da doença. Os médicos dizem que a maioria das outras pontuações foi semelhante entre os dois grupos.

Isso deve moderar um pouco o entusiasmo, apesar de ser uma descoberta muito significativa, uma vez que o tremor de repouso é muitas vezes uma característica muito difícil de controlar com medicação e que a Cirurgia de Parkinson consegue controlar.

O sucesso do estudo já abriu as portas para novas pesquisas que podem comprovar a eficácia da indicação da cirurgia mais cedo. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA já concedeu aprovação para um estudo muito maior de 300 participantes nos Estados Unidos. Ele examinará ainda se o uso precoce da estimulação cerebral profunda pode ser neuroprotetor.

Concluindo

Um novo estudo encontrou evidências de que a estimulação cerebral profunda (DBS) pode ajudar a impedir a progressão dos sintomas da doença de Parkinson.

Pesquisadores acreditam que a cirurgia pode ajudar pessoas com Parkinson em estágio avançado. Nessas pessoas, a medicação pode não atenuar ou interromper sintomas graves.

Outro teste com amostragem maior está em andamento para verificar se  pessoas com estágio inicial da Doença de Parkinson devem receber a estimulação cerebral profunda mais cedo durante o tratamento.