Todo tremor é Parkinson?

Tremor é um tipo de movimento incontrolável ​​que afeta algumas pessoas com doença de Parkinson. Esse sintoma faz com que o corpo se mova de uma forma involuntária. Apesar do tremor estar associado ao Parkinson, ele também surge de maneira isolada em quem não tem Parkinson.

Conhecido como tremor essencial, esse é o distúrbio do movimento mais comum que existe, afetando maior número de pessoa que o próprio Parkinson. Conheça a diferença entre esses dois tipos de tremores:

O que é tremor?

Primeiro, é importante compreender o que se entende por tremor. O tremor é um movimento involuntário dos membros ou do rosto. É um sintoma comum da doença de Parkinson que é causado pela falta de dopamina química no cérebro. A dopamina ajuda a manter os movimentos do corpo coordenados.

Estima-se que cerca de 20% da população acima de 65 podem ter alguma forma de e cerca de 80% das pessoas com doença de Parkinson experimentam tremores. Além disso, na maioria das vezes o tremor pode ser o primeiro sinal de que o paciente tem a doença. Geralmente, o tremor afeta os dedos, mãos, mandíbula e pés. Os lábios e rosto também podem tremer. Também pode parecer diferente, dependendo de qual parte do corpo é afetada. Veja alguns tipos:

Tremor dos dedos: é semelhante à um movimento de “pílula rolante”. O polegar e outro dedo se esfregam juntos em um movimento circular que faz parecer que o paciente está rolando uma pílula entre os dedos.

Tremor mandibular: a sensação é que o queixo está tremendo, exceto que o movimento é mais lento. O tremor pode ser intenso o suficiente para fazer com que os dentes se encaixem. Ele geralmente desaparece quando a pessoa mastiga.

Tremor dos pés: geralmente ocorre  quando a pessoa está deitada ou se seu pé está pendurado (por exemplo, sobre a borda da sua cama). O movimento pode se concentrar apenas no pé ou ao longo de toda a perna. O tremor normalmente para quando a pessoa se levanta e não interfere na caminhada.

Tremor na cabeça: afeta cerca de 1% das pessoas com Doença de Parkinson. Às vezes a língua também treme.

• Tremor de Parkinson

Como falamos anteriormente, o tremor de Parkinson é um dos primeiros sinais da doença. O tremor pode começar em um membro ou lado do corpo. Normalmente, inicia discretamente em um dedo da mão ou em uma perna durante um momento de repouso, quando a pessoa está parada. Dessa forma, a área afetada pelo sintoma tende a tremer quando não está em movimento. Já quando a pessoa se move, se levanta ou troca de posição, o tremor tende a parar.

Durante a progressão da doença, o tremor pode ficar cada vez mais visível e afetar os dois lados do corpo. É comum parkinsonianos relatarem que em períodos de ansiedade, estresse ou fadiga, o tremor se intensifica. Apesar de se tratar do sintoma mais evidente da doença, o tremor não é o mais incapacitante e pode não atingir alguns portadores da doença.

Nos primeiros estágios do Parkinson, apertar uma bola de tênis pode ajudar a controlar os tremores. Além disso, as medicações para o Parkinson, como levodopa e agonistas dopaminérgicos, bem como a cirurgia de estimulação cerebral profunda, possui bons resultados no controle dos tremores.

• Tremor essencial

Já o tremor essencial causa tremores involuntários e rítmicos, especialmente nas mãos, durante um movimento voluntário. Esse tipo de tremor inicia de maneira gradual em apenas um lado do corpo e atinge braços, cabeça, laringe, língua e queixo. Curiosamente, ao contrário do tremor de Parkinson, o tremor essencial acontece quando a pessoa está em movimento, e não em repouso. Atividades simples, como calçar um sapato ou abotoar uma camisa, passam a ser grandes desafios e, não raramente, podem provocar situações constrangedoras.

Atualmente, ainda não se sabe o que causa os tremores essenciais. Porém, já está comprovado que o distúrbio é genético. Isto é, filhos de um portador de tremor essencial possuem o risco aumentado de também apresentar o problema. Existem medicações para controlar o tremor, no entanto, nem todos pacientes respondem de forma adequada ao tratamento.

A cirurgia de estimulação profunda do cérebro, que é um dos métodos mais eficazes para o tratamento do Parkinson em progressão, é também uma opção cada dia mais procurada para o Tremor Essencial, por ser segura e eficaz.