A apatia na Doença de Parkinson

Um dos sintomas não motores mais desafiadores e intrigantes da doença de Parkinson (DP) é a apatia. A apatia é definida como um sentimento de indiferença ou uma falta geral de interesse ou motivação nas atividades.

Geralmente pessoas com DP se sentem muito desanimadas e não conseguem reunir entusiasmo por nada, até mesmo pelas coisas em que se envolviam e gostavam. A apatia pode ser um sintoma não motor muito frustrante da doença de Parkinson (DP), não apenas para a pessoa com DP, mas também para o cuidador, amigos e familiares.

A apatia pode coexistir com outros sintomas não motores da DP

A apatia pode ocorrer junto com a depressão, mas também pode aparecer por si só. Alguém apático pode não se sentir triste ou desanimado, mas simplesmente não tem interesse em fazer as coisas que costumava achar gratificantes anteriormente. Pode ser muito difícil, tanto para a pessoa com DP quanto para o cuidador, perder aquele sentimento que uma vez levou a pessoa com Doença de Parkinson a planejar e realizar tarefas.

O que torna a situação ainda mais complicada é que alguém que é puramente apático e não deprimido pode, no entanto, parecer deprimido para com seus entes queridos e amigos. Portanto, a apatia pode acompanhar a depressão ou imitar a depressão.

A apatia muitas vezes coexiste também com dificuldades cognitivas, especialmente dificuldade em iniciar, planejar e executar comportamentos complexos e com várias etapas. No entanto, a apatia também pode ocorrer naqueles sem dificuldade cognitiva. Mais uma vez, uma pessoa apática, mesmo na ausência de problemas cognitivos, pode parecer que tem dificuldades cognitivas.

A apatia pode atrapalhar uma vivência melhor com o Parkinson

A apatia pode interferir no comprometimento de uma pessoa na interação social, o que se torna um grande desafio para as pessoas com DP que, mais do que a maioria, precisam se envolver nessas atividades para permanecerem móveis e engajadas cognitivamente. É fundamental manter pelo menos algumas das atividades, apesar dos desafios da apatia.

A apatia pode ser mais frustrante para o cuidador do que para o paciente de Parkinson

Uma pessoa com Doença de Parkinson pode estar muito consciente da mudança no seu nível de motivação. No entanto, às vezes a apatia pode ser acompanhada por uma falta de autoconsciência sobre o assunto. A pessoa com DP pode sentir-se satisfeita, não entende por que seu parceiro é tão insistente para que participe de uma atividade e não sabe que seu desinteresse é na verdade um sintoma de DP ou está afetando aqueles que o rodeiam.

Isso pode alimentar uma intensa frustração e ressentimento no cuidador que pode sentir que a pessoa não quer se ajudar. Também pode dificultar para aqueles que querem passar tempo com a pessoa com DP, porque podem ser recebidos com indiferença ou desinteresse. No entanto, é importante não desistir!

Como com qualquer sintoma, converse com seu médico e neurologista

Como a apatia pode coincidir com outros sintomas não motores, mas também imitar sintomas não motores, é fundamental discutir sobre seus sentimentos de apatia com seu médico.

Ele ou ela podem avaliar sua depressão e dificuldades cognitivas, que são dois sintomas não motores que podem ser tratados com medicamentos. Também poderão realizar testes para condições médicas que possam contribuir potencialmente para o quadro clínico geral , como deficiência de vitamina B12 ou hipotireoidismo.

Não existem medicamentos disponíveis para apatia, mas existem maneiras de ajudar

Infelizmente, não existem medicamentos aprovados para o tratamento da apatia, mas a boa notícia é que existem maneiras de melhorar a situação:

• Incentive continuamente a pessoa com DP a se engajar em atividades ou a participar de passeios, grupos de apoio, etc.
  • Seja tentando superar a apatia em si mesmo ou tentando incentivar outra pessoa com apatia, concentre-se nos objetivos pequenos primeiro e, lentamente, desenvolva objetivos maiores.
  • Tente estabelecer uma rotina regular, na qual atividades específicas sejam realizadas em momentos específicos, sem negociação.
  • Lembre-se de que a apatia é um sintoma não motor da DP e não está sob o controle do paciente. Manter isso em mente deve ajudar o cuidador e a pessoa com DP a não se culparem por sua falta de iniciativa.
  • A participação em grupos de apoio, tanto para a pessoa com DP quanto para o cuidador, pode ser muito útil para lidar com a apatia.