Descobertas sobre o Gocovri e a redução de discinesias e período off

Toda nova descoberta e avanço que envolve o tratamento e controle dos sintomas da doença de Parkinson merecem muita atenção e, é claro, comemoração. O FDA, órgão do governo americano responsável por regular e controlar o uso de medicamentos e alimentos, aprovou o Gocovri (amantadina), um medicamento para combater a discinesia, efeito colateral causado pelo uso prolongado da levodopa.

A expectativa pelo sucesso do uso do Gocovri  foi grande, já que ele seria benéfico não apenas para a discinesia como também para a redução do período off, quando a droga antiparkinsoniana para de fazer efeito da forma adequada.

A pesquisa

Uma análise recente realizada através de dois estudos em fase III confirmou que os parkinsonianos tiveram uma redução de mais de 40% nas discinesias induzidas pela levodopa e aumentaram em mais de 2 horas por dia o tempo em on, período em que a medicação antiparkinsoniana está agindo.

Segundo o neurologista responsável pela análise, Lawrence W. Elmer, da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, este resultado prova a consistência dos benefícios da medicação para tratar discinesia e período off.

Apesar do Gocovri já estar aprovado pelo FDA e disponível no mercado americano desde o fim de 2017, as pesquisas clínicas seguem para confirmar a segurança e a eficiência do uso do medicamento. Os estudos que comprovaram os benefícios do Gocovri estavam em fase III, com o objetivo de obter informações sobre segurança, eficácia e interação com outras drogas.

O que são discinesias?

As discinesias, movimentos anormais e involuntários, são consequência do uso prolongado da levodopa. Inicialmente, os tratamentos para a doença de Parkinson podem funcionar muito bem, mas ao longo do tempo podem surgir efeitos colaterais. A discinesia faz parte desse grupo de efeitos colaterais, que são geralmente considerados como sintomas, mas são de fato resultados dos medicamentos.

As discinesias podem afetar qualquer parte do corpo, como cabeça, braços e pernas e variam em intensidade de acordo com o paciente. No entanto, alguns parkinsonianos relatam as discinesias como algo desconfortável, dolorido e incompatível com as atividades diárias. Geralmente, as discinesias ocorrem quando outros sintomas do Parkinson, como rigidez e lentidão dos movimentos, estão controlados.

O tratamento ainda pode ser complicado, mas, normalmente, melhora com uma redução ou redistribuição da terapia com levodopa. No entanto, isso também é tipicamente seguido por um aumento na rigidez ou tremores, por isso dificilmente é uma solução. A quantidade reduzida de levodopa também pode resultar em períodos “off” (quando os sintomas não são controlados), que ocorrem mais rapidamente e duram mais.

Por esses motivos, enquanto o Gocovri ainda está em fase de estudos e não chega ao mercado brasileiro, é importante alcançar um bom equilíbrio entre a melhora na mobilidade e a discinesia. Cada paciente precisará decidir sobre o equilíbrio que eles preferem: ter mais tempo “on” quando a maioria dos sintomas são controlados, mas a discinesia é experimentada, ou mais tempo “off” quando a discinesia é controlada, mas outros sintomas reaparecem.