Benefícios do treinamento funcional da Doença de Parkinson

O exercício físico é fundamental para melhorar o equilíbrio, a mobilidade e a saúde geral das pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson (DP). O Parkinson é a segunda doença neurológica mais comum no mundo. É caracterizada por um déficit de dopamina resultante de uma perda progressiva de neurônios em áreas do cérebro responsáveis ​​pelo movimento e coordenação.

Recentemente, estudos demonstraram que praticar regularmente treinamentos de força pode melhorar os sintomas, tornar o uso de dopamina mais eficiente e possivelmente até retardar a progressão da DP! Neste post, veremos porque o treinamento funcional tem benefícios específicos para os pacientes de Parkinson e discutiremos maneiras de torná-lo seguro e divertido. Acompanhe!

Por que se exercitar?

O exercício físico é capaz de mudar a maneira como nosso cérebro funciona. Estudos mostraram que em pessoas que se exercitam regularmente, as células cerebrais usam dopamina com mais eficiência. Isso ocorre porque as áreas do cérebro responsáveis ​​por receber sinais de dopamina são modificados.

O exercício também aumenta o número de receptores D2 no cérebro, o que significa que a dopamina tem para onde ir. Além disso, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh conseguiram demonstrar que, em modelos animais, o exercício aumentou a quantidade de um fator neurotrófico chamado GDNF, que ajuda a proteger os neurônios da dopamina dos danos.

Escolha o treinamento funcional

Os benefícios do treinamento funcional incluem aumento da força muscular, resistência, equilíbrio dinâmico e funcionamento cognitivo. Estudos recentes demonstraram que há diminuição da força muscular bruta em pessoas diagnosticadas com Doença de Parkinson, principalmente nos extensores das costas e do quadril. Os pesquisadores especularam que isso ocorra secundariamente às posturas desenvolvidas ao longo do curso da doença.

Quando as pessoas começam a encolher os ombros e a inclinar-se para a frente os músculos posturais ficam mais fracos. Quando os músculos posturais ficam mais fracos, é mais difícil se equilibrar, aumentando a probabilidade de queda. O treinamento de força é uma maneira excelente e segura de aumentar a força, a estabilidade e a confiança das pessoas com DP.

Como se exercitar com segurança?

1- Primeiramente, verifique com seu médico a possibilidade de iniciar um programa de exercícios e continue tomando todos os medicamentos prescritos. O treinamento funcional não é uma alternativa à medicação.

2- Se hidrate bastante! Beba água antes, depois e durante o exercício para se sentir melhor e se manter seguro.

3- Traga uma cópia do seu treino com você, para não esquecer nenhum exercício!

4- Estabeleça metas e trabalhe em direção a elas, aperfeiçoando sua forma e começando com pesos leves primeiro. Lembre-se, todas as coisas boas levam tempo. Tenha paciência e aproveite!

5- Conte sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física durante a prática dos exercícios.