Coronavírus e pacientes de Parkinson: formas de prevenção

A COVID-19 é uma doença respiratória que pode se espalhar rapidamente de pessoa para pessoa. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) os idosos são os mais vulneráveis. Como a maioria dos pacientes com doença de Parkinson (DP) está na terceira idade, é fundamental estar preparado e saber como se prevenir da COVID-19.

Sobre o Coronavírus (COVID-19)

Os coronavírus são uma família de vírus semelhantes ao resfriado comum, síndrome respiratória aguda grave (SARS) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS). Em 2019, um novo vírus se formou e se espalhou de forma rápida da China para outros países. A doença desse novo coronavírus é agora chamada de COVID-19.

Os sinais e sintomas de infecção com COVID-19 podem aparecer de dois a 14 dias após a exposição e podem incluir febre, tosse seca, falta de ar ou dificuldade em respirar. Atualmente não há vacina.

Idosos e Coronavírus

Os idosos correm maior risco de contaminação pelo COVID-19 e seus sintomas. Por isso, todo cuidado com a prevenção desse grupo de risco é válido. Em geral, os vírus se espalham mais rapidamente em instalações residenciais casas de repouso. Idosos que moram nessas instalações devem evitar salas comuns com aglomeração de pessoas e higienizar as mãos com frequência.

Prevenção para pessoas com Parkinson

Pessoas com Parkinson e cuidadores devem levar em consideração essas dicas para se prepararem melhor contra o Coronavírus:

Precauções gerais:

• Lave suas mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
  • Quando estiver em espaços públicos, use álcool gel 70% para a higiene das mãos;
  • Higienize bem o ambiente;
  • Evite locais públicos e com aglomeração de pessoas;
  • Use lenços desinfetantes em locais públicos;
  • Conheça os sintomas. Os sintomas primários podem incluir febre, tosse seca dor de garganta e falta de ar;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evite viagens não essenciais;
  • Durante o surto de COVID-19 fique em casa o máximo possível para reduzir o risco de ser exposto.

Precauções extras para pacientes de Parkinson e cuidadores:

• Verifique todos os seus medicamentos. Peça para a farmácia entregar na sua casa os que estiverem acabando;
  • Faça uma lista de todos os medicamentos (não apenas medicamentos para DP). Inclua o nome do medicamento, horários e doses. Essa programação pode ajudar a não perder os horários de cada um;
  •  Faça uma lista dos seus médicos e suas informações de contato e leve-os com você em caso de hospitalização.