Doença de Parkinson e problemas de visão: qual a relação?

De acordo com um estudo recente, pacientes com doença de Parkinson possuem uma taxa mais alta de problemas de visão em comparação com a população em geral e necessitam de rastreamento dos sintomas oftalmológicos para permitir um tratamento mais adequado.

No Parkinson ocorre a morte de neurônios produtores de dopamina (dopaminérgicos). Segundo o estudo “Vendo problemas oftalmológicos na doença de Parkinson “, publicado na Neurology, a perda de dopamina na retina causa vários problemas visuais , incluindo dificuldade no controle dos movimentos oculares, sensibilidade ao contraste ou visão de cores.

As evidências apresentadas durante o estudo sugerem que muitos sintomas oftalmológicos são recorrentes entre os pacientes de Parkinson. Uma estimativa de 80% de deficiência visual são tratáveis ou evitáveis, dado ação adequada.

A pesquisa

Para obter uma estimativa mais precisa dos problemas de visão entre os pacientes de Parkinson, pesquisadores do Radboud University Medical Center, em Nijmegen, na Holanda, conduziram um estudo com 1.098 pessoas, incluindo 848 pacientes de Parkinson que apresentaram sintomas em média por sete anos. e 250 controles correspondentes à idade. Todos eles completaram o recém-desenvolvido Deficiência Visual no Questionário de Doença de Parkinson (VIPD-Q). A idade média dos dois grupos era de 70 anos.

No questionário, os participantes classificaram a frequência com que experimentaram sintomas em frases como “Sinto uma sensação de queimação ou de ardor nos olhos”, “Posso ler melhor com um olho fechado”, “As cores parecem mais “fracas” do que antes”. e “vejo coisas que outras pessoas não vêem (alucinações)”.

Resultados da pesquisa

Os resultados mostraram que 82% dos participantes com Parkinson apresentaram sintomas oftalmológicos. Além disso, certos sintomas apareceram quase exclusivamente entre aqueles com Parkinson. Isso incluía ver cores menos intensas, visão dupla, dificuldade na percepção da profundidade e alucinações visuais. Sintomas como olhos lacrimejantes, sensibilidade à luz e brilho noturno também eram comuns entre os demais participantes.

Também, 68% das pessoas com Parkinson relataram problemas diários relacionados a problemas de visão, em comparação com 35% dos demais. Além disso, nos 22% dos participantes com Parkinson que relataram dificuldades relacionadas à visão ao caminhar e realizar hobbies. Outros 33% relataram que seus problemas de visão interferiam na direção.

Alguns também relataram quedas mais frequentes. Esse resultado está alinhado com outras associações relatadas entre a gravidade dos problemas de visão e a gravidade do comprometimento da marcha no Parkinson.

Como o estudo se baseou em auto-relato voluntário, há espaço para algum viés nos dados. Primeiramente, é possível que pacientes com problemas visuais tenham maior probabilidade de participar. Segundo, confiar apenas nos sintomas relatados é uma medida muito subjetiva.

Mas, apesar dessas limitações, os resultados da pesquisa destacam a necessidade de mais estudos sobre associações entre Parkinson e problemas visuais e a necessidade de uma melhor triagem.