Medicamento contra câncer pode ajudar pacientes com doença de Parkinson

Cientistas podem ter descoberto uma maneira de estabilizar a doença de Parkinson usando um medicamento comumente prescrito para pacientes com câncer. Um  ensaio clínico experimental, realizado pelo Centro Médico da Universidade de Georgetown, apontou que o nilotinibe, um medicamento contra o câncer, parece ajudar a aumentar os níveis de dopamina no cérebro e reduzir a concentração de proteínas neurotóxicas. O medicamento, normalmente usado para tratar leucemia mielóide crônica, também ajudou a deter o declínio do controle motor associado à doença de Parkinson.

O estudo contou com 75 pacientes com idade média de 68,4 anos, doença de Parkinson moderadamente avançada e sintomas estáveis. Eles foram divididos aleatoriamente em três grupos de 25 pessoas que receberam placebo, 150 mg ou 300 mg de nilotinibe. Para garantir que o estudo não sofresse viés, nem os participantes nem os investigadores sabiam o que estava sendo administrado até o final do estudo, que durou 15 meses.

Os resultados clínicos foram medidos em seis, 12 e 15 meses e comparados com o início do estudo e publicados na revista Jama Neurology .

Resultados do estudo

O estudo constatou que menos de um terço dos participantes que tomavam o medicamento tinham níveis reduzidos de dois tipos de proteínas tóxicas associadas à doença de Parkinson, enquanto mais de 50% tiveram aumentos significativos na dopamina.

Todos os grupos de estudo pareciam melhorar os testes motores aos seis meses. No entanto, os que receberam placebo e 300 mg permaneceram estáveis ​​aos 12 e 15 meses, enquanto o grupo de 150 mg melhorou entre o início e o final do estudo.

O professor de neurologia de Georgetown, Fernando Pagan, disse: “Vimos que os participantes do nilotinibe tiveram melhor desempenho geral nos testes motores e tiveram uma melhor medida da qualidade de vida durante o estudo do que o grupo placebo. Essas são observações importantes sugerindo que o nilotinibe estabilizou a doença,  um potencial efeito modificador da doença que não observamos com outros agentes. Esses achados clínicos precisam de confirmação por meio de estudos maiores com populações mais diversas”.

Embora aprovado para uso em pacientes com câncer, o nilotinibe possui um aviso de morte súbita devido ao risco de afetar as funções celulares normais. Este estudo foi desenvolvido para mostrar que o medicamento era seguro quando  usado doses mais baixas. A equipe de pesquisa sugeriu que os resultados mostrassem que esse era o caso.

Roger Barker, professor de neurociência clínica e neurologista consultor honorário da Universidade de Cambridge, disse que: “Este medicamento já havia sido experimentado antes em um estudo sobre a doença de Parkinson e a demência associada a efeitos difíceis de interpretar. Este novo estudo foi mais rigoroso e sugere que o agente pode ter alguns efeitos modificadores da doença, dadas as mudanças relatadas nos níveis de proteína e dopamina. No entanto, esse efeito terá que ser demonstrado clinicamente para que seja significativo e isso exigirá estudos maiores com acompanhamento mais longo”.