Como a doença de Parkinson influencia a depressão?

A depressão é um distúrbio de humor que pode afetar a capacidade de uma pessoa de realizar atividades diárias e cerca de 50% das pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson sofrem dessa condição. A depressão também é considerada um sintoma da doença de Parkinson, da mesma maneira que o tremor involuntário, por exemplo.  Ambos são causados ​​por mudanças na química do cérebro.

Uma pesquisa da National Parkinson Foundation comparou o impacto do humor, depressão e ansiedade com os sintomas físicos da doença de Parkinson. O resultado apresentado foi que os sintomas psicológicos da condição podem ter um impacto mais negativo na saúde geral do paciente de Parkinson do que os sintomas físicos.

Pesquisas sobre Parkinson e depressão

Um estudo de 2013 descobriu que pessoas diagnosticadas com depressão tinham 3,24 vezes mais chances de desenvolver a doença de Parkinson. Ainda, de acordo com pesquisas, uma pessoa pode experimentar depressão antes de qualquer um dos sintomas físicos da doença de Parkinson.

Já um estudo adicional realizado em 2015 determinou que a depressão pode ser um sintoma precoce da doença de Parkinson ou, ainda, um fator que aumenta o risco de desenvolver a doença. Os cientistas acreditam que níveis reduzidos de serotonina no cérebro de pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson podem ser a causa da depressão.

Quais os sintomas da depressão?

Os sintomas de depressão incluem:

• Tristeza contínua que pode chegar a durar mais de 2 semanas;
  • Sentimento de perda de sentido em tudo;
  • Sentimento de culpa, autocrítica excessiva ou inutilidade;
  • Não conseguir mais desfrutar de atividades que antes eram agradáveis;
  • Choros sem motivo;
  • Problemas para dormir ou dormir demais;
  • Achar muito difícil acordar de manhã;
  • Comer muito ou pouco;
  • Sentimento de cansaço excessivo e falta de energia;
  • Pensamento de incapacidade ou dano próprio;
  • Não se sentir capaz de realizar tarefas diárias simples, como tomar banho ou fazer tarefas domésticas.

Como é feito o diagnóstico?

Como é comum pessoas com Parkinson sofrerem com depressão, grande parte dos médicos já fazem algumas perguntas sobre o assunto ao discutir a condição com seus pacientes. Mas, se o parkinsoniano apresentar sintomas de depressão, e o médico ainda não tiver perguntado sobre isso, ele mesmo ou seu cuidador/ familiar deve tomar a atitude de falar sobre o assunto. Discutir os sintomas físicos e psicológicos da doença de Parkinson com o médico é essencial para que seja possível prescrever o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento da depressão no paciente de Parkinson?

Os seguintes tratamentos podem ajudar os pacientes com doença de Parkinson a gerenciar a depressão:

• medicamentos antidepressivos;
  • exercícios físicos;
  • aconselhamento psicológico.

Um estudo realizado em 2012 descobriu que dois tipos de antidepressivos eram eficazes na redução dos sintomas de depressão em pacientes de Parkinson: inibidores seletivos da recaptação de serotonina e os inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina. No entanto, estes tipos de antidepressivos só podem ser prescritos por médicos. Além dos medicamentos, as seguintes estratégias podem ajudar o paciente a gerenciar melhor a depressão:

• planejar pequenas metas que podem ser alcançadas a cada dia;
  • encontrar com amigos e familiares, fazer chamadas de vídeo ou falar ao telefone;
  • tentar manter atividades de lazer;
  • se informar sobre depressão e tentar conversar com amigos ou familiares próximos sobre isso.