Qual é a expectativa de vida para quem tem a Doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é um distúrbio cerebral progressivo que afeta principalmente a mobilidade e a capacidade mental. Quando alguém é diagnosticado com Parkinson ou tem uma pessoa querida que acabou de receber o diagnóstico, uma das primeiras dúvidas que surgem é sobre a expectativa de vida.

De acordo com pesquisas , em média, as pessoas com Parkinson podem esperar viver quase tanto quanto aquelas que não têm o transtorno.

Embora a doença em si não seja fatal, são as complicações relacionadas que podem reduzir a expectativa de vida em 1 a 2 anos.

Causas

Em pessoas com doença de Parkinson, as células que produzem dopamina começam a morrer. A dopamina é uma substância química que ajuda você a se mover normalmente.

Não há causa direta conhecida do Parkinson. Uma teoria é que pode ser hereditário, mas ainda não há nada confirmado.

Os homens têm 50 por cento mais probabilidade de desenvolver a doença do que as mulheres e os pesquisadores não encontraram as razões exatas para isso.

Sintomas

Os sintomas da doença de Parkinson são graduais e às vezes imperceptíveis nos estágios iniciais da doença. Eles podem incluir:

• tremores
  • perda de equilíbrio
  • desaceleração dos movimentos
  • movimentos espontâneos e incontroláveis

A doença de Parkinson é classificada em estágios , variando de 1 a 5. O estágio 5 é o estágio mais avançado e debilitante. Estágios avançados podem aumentar o risco de complicações de saúde que reduzem a expectativa de vida.

Quedas fatais

As quedas são um sintoma secundário comum da doença de Parkinson. O risco de queda começa a aumentar no estágio 3 e é maior nos estágios 4 e 5.

Nestes estágios, o parkinsoniano pode não ser capaz de ficar de pé ou andar sozinho.

O paciente também está sujeito a ossos quebrados e contusões, e quedas graves podem ser perigosas. Uma queda grave pode reduzir a expectativa de vida devido a complicações decorrentes da queda.

Idade

A idade é outro fator no diagnóstico e na perspectiva da doença de Parkinson. A maioria das pessoas será diagnosticada após os 70 anos .

A idade também pode torná-lo mais sujeito a quedas e certas doenças, mesmo sem a doença de Parkinson. Esses riscos podem aumentar para adultos mais velhos com Parkinson.

Gênero

As mulheres têm um risco reduzido de desenvolver Parkinson.

No entanto, as mulheres com Parkinson podem ter uma progressão mais rápida e menor longevidade. Os sintomas em mulheres com doença de Parkinson podem ser diferentes dos sintomas em homens.

É importante notar que a idade pode desempenhar um fator, independentemente do sexo. Pacientes do sexo feminino com mais de 60 anos podem não se sair tão bem quanto as mulheres mais jovens diagnosticadas com a doença.

Acesso ao tratamento

A expectativa de vida aumentou dramaticamente devido aos avanços no tratamento.

Os medicamentos, assim como a terapia física e ocupacional,  são especialmente úteis nos estágios iniciais da doença. Esses tratamentos podem melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.

Perspectiva de longo prazo

O Parkinson não é uma doença fatal, o que significa que ninguém morre por causa disso.

A detecção precoce é a chave para ajudar a reduzir as complicações que podem encurtar a expectativa de vida.

Se você suspeitar que você ou um ente querido pode ter a doença de Parkinson, consulte seu médico imediatamente.

Fonte: Healthline