Estimulação cerebral profunda considerada útil para pacientes com Parkinson em idade produtiva

Um estudo descobriu que adultos em idade produtiva com doença de Parkinson que receberam estimulação cerebral profunda (DBS) mostraram melhor funcionamento social e ocupacional do que aqueles que receberam apenas as melhores terapias médicas.

Como tal, os autores sugerem, DBS poderia ser prescrito para essa população de Parkinson para ajudar a preservar esses aspectos de suas vidas.

O estudo, “ Impacto da estimulação cerebral profunda no funcionamento social e ocupacional na doença de Parkinson com complicações motoras precoces ”, foi publicado na revista Movement Disorders .

DBS é um tratamento estabelecido para pessoas com doença de Parkinson que não respondem adequadamente à terapia médica. É um procedimento cirúrgico no qual eletrodos são implantados em certas áreas do cérebro, gerando impulsos elétricos para controlar a atividade cerebral anormal.

Os pacientes elegíveis geralmente vivem com a doença por mais de 10 anos após a terapia médica ter sido prescrita, quando complicações motoras graves reduziram significativamente a qualidade de vida e eles estão na idade de aposentadoria.

No entanto, não é incomum que os sintomas de Parkinson comecem em indivíduos em idade produtiva, levando a menos produtividade e mais absenteísmo, o que pode contribuir para um aumento da carga financeira.

Até agora, apenas um pequeno estudo investigou o impacto do DBS em pacientes com Parkinson em idade produtiva, descobrindo que o DBS pode ajudar a preservar a capacidade de trabalho.

O ensaio EARLYSTIM de fase 4, com unidades na Alemanha e França, foi projetado para avaliar o impacto do DBS na qualidade de vida em comparação com a melhor terapia médica (TMO) em pacientes com Parkinson em idade produtiva.

Os participantes inscritos tinham menos de 60 anos, haviam experimentado um início recente de sintomas motores (nos últimos três anos) e ainda eram capazes de lidar com os desafios da vida cotidiana.

Neste estudo, os pesquisadores conduziram uma análise secundária do EARLYSTIM para entender o efeito do DBS no funcionamento social e ocupacional de pacientes com Parkinson em idade produtiva em comparação com a melhor terapia médica.

O funcionamento social se refere à capacidade de um indivíduo de interagir com seu ambiente e cumprir seu papel no trabalho, nas atividades sociais e nos relacionamentos com amigos e familiares. O funcionamento ocupacional refere-se à capacidade de uma pessoa de servir, física e psicologicamente, a um propósito ocupacional de maneira eficiente, como um ambiente de trabalho único.

Um total de 251 pacientes, com uma idade média de 52, com uma duração média da doença de 7,5 anos, foram inscritos, dos quais 124 foram aleatoriamente designados para DBS mais a melhor terapia médica (grupo de DBS) e 127 para a melhor terapia médica sozinha (BMT grupo). As taxas de emprego básicas (iniciais) (tempo parcial ou integral) foram comparáveis ​​em ambos os grupos em cerca de 62%.

Para esta análise, as medidas de resultados incluíram a Escala de Avaliação de Funcionalidade Social e Ocupacional (SOFAS), as Escalas de Resultados para Parkinson-Psicossocial (SCOPA-PS) e o questionário de Aptidão Profissional, para determinar a capacidade de trabalho e o status de trabalho.

Os pacientes foram avaliados no início do estudo (linha de base) e cinco, 12 e 24 meses após a randomização com algumas medidas avaliadas na linha de base e 24 meses.

Para pacientes tratados com DBS, a pontuação SOFAS para funcionamento social e ocupacional melhorou 11% desde o início até 24 meses. Em contraste, para aqueles que receberam o TMO sozinho, essa pontuação diminuiu 3%, com uma diferença significativa de 9,8 pontos em média entre os dois grupos.

A análise SCOPA-PS que mede o funcionamento psicossocial, que denota os fatores mentais e sociais na vida de uma pessoa, melhorou 28% (-2,5 pontos) desde o início até 24 meses nos grupos de DBS, em comparação com 3% no grupo de BMT ( -0,5 pontos).

Após 24 meses, a situação de emprego (desempregado ou empregado em tempo integral) era de 44,2% no grupo DBS e 40,2% nos grupos TMO, o que não foi significativamente diferente.

Com base no questionário de aptidão profissional, onde os médicos foram solicitados a classificar os pacientes como “capazes de trabalhar” ou “incapazes de trabalhar”, houve um aumento no número de pacientes classificados como incapazes de trabalhar no grupo de TMO ao longo de 24 meses. Em contraste, não houve mudança no grupo DBS. Essa diferença entre os dois grupos foi estatisticamente significativa a favor do DBS.

Quando os pacientes avaliaram a capacidade para o trabalho, o número de incapazes para o trabalho aumentou em 24 meses no grupo de TMO, de 27% para 36%, enquanto não houve mudança significativa no grupo de DBS.

Finalmente, uma comparação entre as classificações de capacidade de trabalho dos médicos e dos pacientes foi explorada com mais detalhes usando a Escala de Apatia de Starkstein. Os resultados mostraram apatia relatada pelo paciente significativamente pior em pacientes cujos médicos deram a eles uma maior capacidade de trabalho do que os próprios pacientes, em comparação com aqueles com a mesma, ou menor, capacidade de trabalho, avaliada pelos médicos.

“Até onde sabemos, esta é a primeira publicação de resultados sociais e ocupacionais de DBS em comparação com o TMO para pacientes com [doença de Parkinson] [menos de] 60 anos de idade com complicações motoras precoces”, escreveram os pesquisadores.

Esses resultados mostraram que “o DBS melhorou significativamente o funcionamento social, ocupacional e psicossocial desde o início ao longo de 2 anos em comparação com o TMO”, acrescentaram.

Fonte: Parkinson News Today por Steve Bryson