7 maneiras de lidar com os efeitos colaterais dos medicamentos de Parkinson

A prescrição de medicamentos é uma das principais formas de controlar os sintomas da doença de Parkinson. Vários medicamentos podem ser usados ​​para retardar a progressão desta doença. Pode ser necessário tomar uma combinação deles para controlar seus sintomas.

Embora os medicamentos para Parkinson sejam considerados seguros, eles podem causar efeitos colaterais. Alguns desses medicamentos também podem interagir com outros medicamentos que você toma.

Os medicamentos e seus principais efeitos colaterais

Abaixo está uma lista de tratamentos com drogas comuns para a doença de Parkinson e seus possíveis efeitos colaterais.

A levodopa aumenta os níveis da dopamina química no cérebro. A falta de dopamina é o que causa os movimentos bruscos e outros sintomas da doença de Parkinson.

Os efeitos colaterais incluem:

• vômito
  • tontura
  • perda de apetite
  • pressão sanguínea baixa
  • confusão
  • movimentos incontroláveis ​​do rosto, braços, pernas ou tronco (discinesia)

Agonistas da dopamina. Essas drogas imitam os efeitos da dopamina no cérebro. Os efeitos colaterais incluem:

• sonolência diurna
  • inchaço no tornozelo
  • comportamentos compulsivos, como jogos de azar e comer demais
  • discinesia

Amantadina é um medicamento antiviral que ajuda a reduzir os tremores de Parkinson. A liberação prolongada de amantadina (Gocovri) é indicada para aliviar a discinesia (movimento involuntário) causada pela levodopa.

Os efeitos colaterais comuns de ambas as formas incluem:

• tontura
  • dificuldade em dormir
  • inchaço no tornozelo

Os inibidores da COMT  ajudam os efeitos da levodopa a durar mais tempo no corpo. Os efeitos colaterais incluem:

• agravamento dos efeitos colaterais da levodopa, como discinesia
  • diarréia
  • urina marrom-avermelhada

Anticolinérgicos ajudam nos tremores. Os efeitos colaterais incluem:

• visão embaçada
  • boca seca
  • constipação
  • problemas de memória
  • incapacidade de urinar

Os inibidores da MAO-B , como a selegilina e a rasagilina, mantêm mais dopamina no cérebro. Os possíveis efeitos colaterais incluem:

• dificuldade em dormir
  • alucinações (quando tomadas com levodopa / carbidopa)

Aqui estão sete maneiras de lidar com os efeitos colaterais dos medicamentos para Parkinson:

1. Saiba o que esperar

Cada vez que você obtiver uma nova receita, pergunte ao seu médico e farmacêutico quais os efeitos colaterais que o medicamento pode causar. Assim, você saberá quais sintomas observar e relatar ao seu médico. Além disso, descubra se algum dos outros medicamentos que você toma pode interagir com a medicação para Parkinson, para que você possa evitar tomá-los juntos.

2. Fique no caminho certo

Siga as instruções com cuidado para evitar efeitos colaterais. Tome a quantidade exata de medicamento que seu médico prescreveu, no mesmo horário todos os dias. Além disso, observe se você precisa tomar o medicamento com ou sem alimentos. Se você tem dificuldade para se lembrar de tomar o medicamento ou às vezes toma a dose errada, use um organizador de comprimidos e um lembrete de smartphone para mantê-lo informado.

3. Faça um lanche

Náuseas e vômitos são dois dos efeitos colaterais mais comuns quando você começa a tomar levodopa / carbidopa. Comer alimentos simples e ricos em carboidratos, como biscoitos ou torradas, pode ajudar a aliviar esses sintomas.

4. Ajuste a dose do medicamento

Os efeitos colaterais como discinesia podem ser causados ​​pela quantidade de levodopa que você está tomando. Pergunte ao seu médico se você pode diminuir a dose o suficiente para prevenir os efeitos colaterais, mas não tão baixa que pare de controlar os sintomas de Parkinson. Podem ser necessárias algumas tentativas e erros para obter a dose certa.

Outra opção é mudar para uma forma de liberação prolongada de dopamina. Como a droga é liberada mais lentamente no sangue, ela evita os picos e vales de dopamina que podem desencadear a discinesia.

Também pode ser necessário adicionar mais de uma droga. Por exemplo, adicionar carbidopa extra à levodopa pode reduzir as náuseas.

5. Altere o tempo

Às vezes, você pode evitar os efeitos colaterais de um medicamento alterando a hora do dia em que o toma. Por exemplo, se um medicamento deixa você com sono, tome-o à noite em vez de pela manhã. Se um medicamento causar insônia, tome-o de manhã ou à tarde.

6. Experimente outro tratamento

A medicação não é a única maneira de tratar a doença de Parkinson. A estimulação cerebral profunda (Cirurgia de Parkinson) é um tipo de cirurgia usada para tratar os sintomas de Parkinson, como tremores e rigidez. Seu médico pode recomendar este procedimento se você teve Parkinson há pelo menos quatro anos e tem discinesia. Esse procedimento pode reduzir a quantidade de medicamentos que você precisa tomar.

7. Converse com seu médico

Se você tiver efeitos colaterais dos medicamentos para Parkinson, informe o seu médico imediatamente. Seu médico pode ajudá-lo a controlá-los. Por exemplo, eles podem mudar sua dose ou trocá-lo por outro medicamento. Não pare de tomar nenhum medicamento sem primeiro consultar seu médico.