Sinais que indicam que a doença de Parkinson está avançando

A progressão do Parkinson é descrita em cinco estágios. O estágio 1 começa bem no início, quando os primeiros sinais começam a aparecer. O estágio 5 descreve o estágio final da doença, quando os sintomas são piores e a pessoa precisa de cuidados de enfermagem 24 horas por dia. Para algumas pessoas, pode levar até 20 anos para passar por todos os estágios.

Conforme você avança pelos estágios, seu médico e a equipe de atendimento farão alterações em seu plano de tratamento. É por isso que é importante informar o seu médico sobre quaisquer novos sintomas ou diferenças em como você se sente.

Aqui estão alguns sinais que podem significar que a Doença de Parkinson está avançando de um estágio para outro. Se notar estas ou quaisquer outras alterações, informe o seu médico.

1. A medicação não está funcionando como antes

Nos estágios iniciais, tomar remédios funciona bem para eliminar os sintomas. Mas, à medida que o Parkinson progride, sua medicação funciona por períodos mais curtos de tempo e os sintomas voltam com mais facilidade. Seu médico precisará alterar sua prescrição.

O importante nesta fase é prestar atenção em quanto tempo seu remédio leva para fazer efeito e quando ele para de funcionar. O paciente deve sentir que os sintomas melhoram significativamente ou quase desaparecem durante o tratamento.

2. Aumento da sensação de ansiedade ou depressão

Ansiedade e depressão têm sido associadas ao Parkinson. Além dos problemas de movimento, a doença também pode afetar sua saúde mental. É possível que mudanças em seu bem-estar emocional também sejam um sinal de mudança na saúde física.

Se você está mais ansioso do que o normal, perdeu o interesse pelas coisas ou se sente desesperado, converse com seu médico.

3. Mudanças nos padrões de sono

Conforme o Parkinson progride, você também pode desenvolver problemas com os padrões de sono. Isso pode não acontecer nos estágios iniciais, mas pode ser perceptível mais tarde. Você pode acordar com frequência no meio da noite ou dormir mais durante o dia do que à noite.

Outro distúrbio do sono comum para pessoas com Parkinson é o distúrbio comportamental do sono de movimento rápido dos olhos (REM). É quando você começa a encenar seus sonhos durante o sono, como verbal e fisicamente, o que pode ser desconfortável se alguém estiver compartilhando sua cama.

O distúrbio de comportamento do sono REM também pode ocorrer em pessoas que não têm Parkinson. No entanto, se você não tiver lidado com isso antes, provavelmente está relacionado à sua doença. Existem medicamentos que seu médico pode prescrever para ajudá-lo a dormir confortavelmente durante a noite.

4. Movimentos involuntários

Um dos medicamentos mais eficazes e comumente usados ​​para o mal de Parkinson é chamado levodopa. Com o tempo, como é necessário tomar doses maiores para que o medicamento funcione, ele também pode causar movimentos involuntários (discinesia). Seu braço ou perna pode começar a se mover por conta própria, sem seu controle.

A única maneira de ajudar a prevenir ou diminuir a discinesia é ajustar os níveis da medicação. O seu médico pode distribuir doses de levodopa ao longo do dia em pequenas quantidades.

5. Dificuldade em engolir

Os problemas de deglutição não vêm imediatamente com o Parkinson, mas podem acontecer em qualquer estágio. Algumas pessoas podem sentir isso mais cedo do que outras. Os sinais incluem tosse durante ou logo após comer, sensação de que a comida está presa ou não está descendo corretamente e babando com mais frequência.

É uma das principais causas de morte de pessoas com Parkinson. Quando o alimento entra em seus pulmões, pode desencadear uma infecção, que pode ser mortal. Se notar qualquer alteração na sensação de deglutição, informe o seu médico.

Existem exercícios e maneiras de mudar seus hábitos alimentares que podem ajudar a facilitar a deglutição.

6. Problemas de memória ou pensamento

Ter problemas para pensar e processar as coisas pode significar que sua doença está progredindo. O mal de Parkinson é mais do que um distúrbio do movimento. A doença também tem uma parte cognitiva, o que significa que pode causar mudanças no funcionamento do cérebro.

Durante o estágio final da doença, algumas pessoas podem desenvolver demência ou ter alucinações. No entanto, as alucinações também podem ser um efeito colateral de certos medicamentos.

Se você ou seus entes queridos perceberem que está ficando esquecido(a) ou facilmente confuso(a), pode ser um sinal de Parkinson em estágio avançado.

As opções de tratamento estão disponíveis para todos os estágios do Parkinson, e vão desde as medicações até a Cirurgia de Parkinson. Com a ajuda certa de sua equipe de atendimento, você pode continuar a ter uma vida saudável e gratificante.