Por que a Doença de Parkinson é difícil de diagnosticar?

A doença de Parkinson é difícil de diagnosticar porque não existem testes específicos para confirmar a doença, e o clínico, geralmente um neurologista, depende de várias maneiras de avaliar sua natureza e progressão. Os sintomas de Parkinson também se sobrepõem aos de outras doenças neurodegenerativas, o que torna o diagnóstico ainda mais complicado.

A presença de pelo menos dois dos quatro sintomas listados abaixo indica um forte caso de Parkinson:

• Tremor ou tremor
  • Lentidão de movimento ( bradicinesia )
  • Rigidez
  • Dificuldade em manter o equilíbrio

Um  neurologista pode pedir  ao paciente para escrever, desenhar, andar ou falar e testar seu olfato. A perda do olfato (hiposmia)  – junto com sinais de depressão, ansiedade e constipação – pode ser um dos indicadores do aparecimento do Parkinson.

Existem vários testes, listados abaixo, que podem ajudar no diagnóstico da doença de Parkinson.

Testes de imagem

Os exames de imagem podem ajudar o neurologista a descobrir se há alguma disfunção no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Alguns desses testes incluem tomografia computadorizada (TC) , imagem por ressonância magnética (MRI) , DaTscan e tomografia por emissão de pósitrons (PET) . DaTscan e PET podem ajudar a  identificar  a perda de células nervosas produtoras de dopamina , uma marca registrada da doença de Parkinson, enquanto a TC e a ressonância magnética ajudam a descartar irregularidades em outras partes do cérebro.

Teste de levodopa

A levodopa é uma molécula a partir da qual a dopamina é sintetizada no cérebro. Pode ser usado como tratamento em todas as fases da doença de Parkinson e também para auxiliar no diagnóstico . Um neurologista recomenda uma dose suficiente de levodopa para ver se ela tem algum efeito nos sintomas do paciente. Se os sintomas melhorarem após a administração de levodopa, o diagnóstico de doença de Parkinson é confirmado no paciente.

RT-QuIC

A conversão induzida por tremores em tempo real (RT-QuIC) é um teste relativamente novo que foi desenvolvido pelo National Institutes of Health para o diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas como o Parkinson. Este teste detecta formas danificadas da proteína alfa-sinucleína , que geralmente está implicada em tais doenças.

Fonte: Parkinson News Today