As pessoas com Parkinson podem ter apatia e um distúrbio do controle de impulsos ao mesmo tempo?

Descrita historicamente como estando em extremos opostos do espectro, a apatia afeta cerca de 40% das pessoas com doença de Parkinson (DP), enquanto os transtornos do controle do impulso afetam entre 14% e 40% das pessoas com DP. Como eles são diferentes?

Apatia – que vem do francês, apatia , que significa “existência sem paixão” – é a sensação de estar emocionalmente vazio , sem entusiasmo ou interesse em fazer qualquer coisa. A apatia pode se expressar de diferentes maneiras, muitas vezes levando as pessoas que a vivenciam a pararem de se exercitar, manter o contato com amigos e familiares ou até mesmo parar de tomar medicamentos. É importante notar que a apatia costuma ser confundida com depressão, mas eles não são a mesma coisa: com a depressão , há um profundo sentimento de culpa e inutilidade.

Os Transtornos de Controle de Impulso (TCIs) são a incapacidade de parar de fazer algo que é prejudicial, ou pode se tornar prejudicial, a você ou a outras pessoas a ponto de prejudicar a capacidade de alguém funcionar no trabalho, em casa e no dia-a-dia. Executar a atividade pode levar a uma sensação de euforia. Os exemplos incluem jogos de azar online, compras compulsivas e hipersexualidade.

Visto que a apatia e os Transtornos de Controle de Impulso provocam sentimentos opostos, é possível para uma pessoa com Parkinson sentir os dois ao mesmo tempo? Parece contra-intuitivo, mas pode não ser. Um estudo publicado recentemente na revista Neurology, “Coocorrência de apatia e transtornos de controle de impulso na doença de Parkinson” (Scott et al., 2020) procurou explorar se a falta de motivação ou interesse pode coexistir com um desejo irresistível para realizar atividades.

Michael S. Okun, MD, Diretor Médico Nacional da Fundação de Parkinson e a equipe de co-autores do estudo utilizaram uma amostra de conveniência de 887 pessoas com DP do Instituto Norman Fixel de Doenças Neurológicas da Universidade da Flórida, um Centro de Excelência , e as caracterizou por combinação de doenças; eles usaram uma variedade de testes para medir a apatia, depressão, ansiedade, cognição.

Dados demográficos foram coletados, incluindo início da DP, gravidade da doença e uso de medicamentos. A medicação foi de particular interesse porque, além de transmitir mensagens que planejam e controlam o movimento do corpo, a dopamina também desempenha um papel fundamental no caminho da recompensa no cérebro (a substância química do “bem-estar”).

Os participantes do estudo incluíram aqueles com Parkinson experimentando:

• Um transtorno de controle de impulso: aqueles com sintomas de TCI clinicamente significativos apenas
  • Apatia: aqueles com sintomas de apatia clinicamente significativos apenas
  • Ambos: aqueles com apatia clinicamente significativa e sintomas de TCI
  • Nenhum: aqueles sem apatia clinicamente significativa nem sintomas de TCI

• 61,6% dos participantes do estudo tinham sintomas de TCI e apatia
  • 41,3% dos participantes do estudo com apatia também tinham sintomas de TCI
  • O grupo apenas com TCI teve maior uso diário de medicação agonista da dopamina do que os pacientes do grupo apatia
  • Não houve diferença significativa no uso de agonista da dopamina entre o grupo Nenhum e o grupo apatia
  • Ansiedade e depressão, cada uma correlacionada positivamente com os sintomas de apatia e TCI, separadamente

O que isso significa

Uma pessoa com DP pode de fato sentir apatia e TCIs – sugerindo que eles não estão em lados opostos do espectro. Na verdade, uma maioria significativa (62%) das pessoas com DP neste estudo com TCIs apresentava apatia clinicamente significativa; enquanto 41% das pessoas com DP em apatia também apresentavam sintomas de TCI. Além disso, ter apatia e um ou mais TCIs resultou nos níveis mais altos de ansiedade e depressão.

“As descobertas deste estudo desafiam o dogma de longa data de que a apatia não pode coexistir com comportamentos de controle de impulso,” disse o Dr. Okun. “Embora pareça contra-intuitivo, os médicos devem apreciar essa possibilidade”.

Este estudo sugere que é imperativo que médicos, pesquisadores, provedores de saúde e parceiros de cuidados considerem que esses dois sintomas de DP não são mutuamente exclusivos – você pode sentir os dois ao mesmo tempo. Saber que alguém com DP pode ter apatia e TCIs simultaneamente pode impactar profundamente os desenhos de estudos clínicos, como novos medicamentos são projetados e testados, a abordagem (e mentalidade) dos cuidadores e talvez como aqueles com DP pensam sobre si mesmos.

Fonte: Parkinson Foundation