Estágios e Escalas de Avaliação da Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição do sistema nervoso central que afeta progressivamente os movimentos. Os sintomas geralmente começam em um lado do corpo e pioram com o tempo. Os sintomas motores típicos incluem tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos ( bradicinesia ) e postura e equilíbrio reduzidos.

Com o tempo, as pessoas podem ter dificuldades para falar, escrever ou fazer outros movimentos fundamentais, como sorrir. Nem todos são afetados da mesma forma e a doença progride mais rapidamente em alguns do que em outros.

Escalas de classificação

Duas escalas de avaliação são comumente usadas para avaliar a progressão da doença, a Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS) e a escala de Hoehn e Yahr .

Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson

A Escala Unificada de Classificação da Doença de Parkinson (UPDRS) é utilizada no mundo todo por capturar diferentes aspectos da DP, tornando-se uma referência para avaliação da mesma.

A UPDRS contém quatro partes. A primeira parte avalia a função intelectual, humor e comportamento. O segundo avalia as atividades de vida diária. A terceira parte avalia uma função motora e a quarta avalia as complicações motoras.

Cada parte inclui pontuações que avaliam a gravidade da doença. A pontuação máxima é 199, refletindo a deficiência total, enquanto uma pontuação de zero significa nenhuma deficiência.

Escala Hoehn e Yahr

Essa escala, introduzida em 1967, foi a primeira a descrever a progressão da doença de Parkinson. Ele contém cinco estágios de progressão da doença e ainda serve como base para a definição dos diferentes estágios da doença de Parkinson. Na versão atualizada utilizada atualmente, os estágios 1.5 e 2.5 foram adicionados para dar conta do curso intermediário da doença.

Estágios de Parkinson

Estágio 1

Este é o estágio inicial caracterizado por sintomas leves , como rigidez, tremores ou lentidão de movimento na perna ou braço em um lado do corpo. Os sintomas nesta fase geralmente não afetam as atividades diárias. Mudanças na expressão facial podem ser percebidas pelos parentes e amigos próximos do paciente.

Etapa 1.5

Esta fase é semelhante à fase 1. O eixo do corpo começa a ser afetado, mas sem prejuízo do equilíbrio.

Estágio 2

Os sintomas começam a piorar neste estágio com tremor, rigidez e outros movimentos que afetam ambos os lados do corpo e o eixo do corpo. Problemas ao caminhar e postura inadequada são perceptíveis. As atividades diárias tornam-se mais difíceis, mas a pessoa ainda consegue viver de forma independente.

Estágio 2.5

Este estágio é semelhante ao estágio 2, e o equilíbrio corporal começa a ficar prejudicado. O paciente, no entanto, ainda é capaz de se recuperar do chamado teste de puxada, que é usado para avaliar a estabilidade. Neste teste, alguém puxa o paciente para trás sobre os ombros, e a capacidade do paciente de se recuperar mostra o quão gravemente seu equilíbrio é afetado.

Etapa 3

Este é o estágio intermediário da doença, caracterizado pela perda de equilíbrio e lentidão de movimentos. As quedas tornam-se mais comuns nesta fase. O paciente, entretanto, ainda consegue morar sozinho e realizar atividades cotidianas como vestir-se ou comer.

Etapa 4

Nesse estágio, os sintomas são graves e muito limitantes. O paciente ainda pode ficar de pé sem ajuda, mas ele não consegue morar sozinho e precisa de ajuda nas atividades diárias.

Etapa 5

Este é o estágio mais avançado e debilitante da doença. Os pacientes têm grande dificuldade para andar ou ficar em pé. Eles não podem viver sozinhos e precisam de uma cadeira de rodas para se locomover. A assistência é necessária em todas as atividades diárias. Além dos sintomas motores, a pessoa pode ver, ouvir ou experimentar coisas que não são reais (alucinações), ou acreditar em coisas que não são verdadeiras (delírios).

Fontes: PArkinson News Today e Interfisio