Os cuidados de saúde mental durante a Doença de Parkinson

A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta como pensamos, sentimos e agimos.

Quando se trata de viver com a doença de Parkinson (DP) – em qualquer estágio – ou de cuidar de um ente querido com doença de Parkinson, pode se tornar difícil administrar e manter sua saúde mental ideal.

Que tipo de problema de saúde mental faz parte do Parkinson?

Pessoas com Parkinson têm problemas para controlar os níveis de dopamina no cérebro, o que também pode ser responsável por mudanças no humor.

As alterações de humor comuns no tratamento do Parkinson são depressão, apatia e ansiedade. Raiva e irritabilidade também são comuns, seja na forma de sintomas, efeitos colaterais de medicamentos ou simplesmente frustração que surge da sensação de perda de controle.

Mudanças de humor são um sintoma comum da doença de Parkinson e é importante saber de onde vem as oscilações. Isso pode ajudar os cuidadores a entenderem melhor o que está causando a mudança de humor de seu ente querido e como podem ajudar.

Habilidades de escuta ativa podem ser eficazes para diminuir as frustrações e mudanças de humor, porque a pessoa amada se sentirá compreendida. Exemplos de escuta ativa incluem fazer perguntas como: “É isso que você está querendo me dizer?”.

Se o seu ente querido com DP está lutando com mudanças de saúde mental, atente também para se ele está dormindo bem e se tem socializado de alguma forma, mesmo que online durante a pandemia.

Maneiras de aliviar as dificuldades de saúde mental para quem tem Parkinson

Existem algumas maneiras de aliviar as dificuldades de saúde mental na Doença de Parkinson.

Exercício: O exercício é a melhor maneira de combater os sintomas de Parkinson. Isso não é diferente com a saúde mental! Mantenha uma programação de exercícios e torne-os divertidos. Fazer exercícios mesmo que em casa, caminhadas com distanciamento seguro e atividades com pessoas que moram com você são sempre boas indicações.

Socializar: passar um tempo com amigos e familiares é uma ótima maneira de ajudar a aliviar a depressão, apatia e outras mudanças de humor. Mesmo que online, envolva-se com um grupo de apoio DP, seja um voluntário, conheça outras pessoas. Se você não encontrar um interesse específico, considere começar seu próprio grupo.

Quais as maneiras de combater a apatia em meu ente querido com Parkinson?

Pode ser difícil desenvolver a vontade de fazer exercícios quando nos sentimos bem, muito menos quando a apatia nos atinge. No entanto, o exercício pode ajudar. Os grupos de exercícios são ótimos recursos para a comunidade, a responsabilidade e ajudam no gerenciamento dos sintomas.

Compreensivelmente, na época do COVID-19 pode ser mais difícil fazer exercícios e socializar. Maximize os aplicativos de mídia e reuniões virtuais do Zoom, mensagens de texto, chamadas para amigos e família no conforto da sua casa.

Motivar seu ente querido com Parkinson pode ser especialmente difícil quando ele está apático. É importante que as pessoas ao redor se perguntem: “o que despertava o interesse da pessoa antes do diagnóstico? O que sempre costumava animar a pessoa? ” e usar essa resposta para ajudá-los a se sentirem envolvidos em algo.