Ansiedade e a Doença de Parkinson

Como as pessoas com outras doenças crônicas, as pessoas com doença de Parkinson (DP) geralmente lutam com problemas de saúde mental. Embora a doença seja conhecida por prejudicar muitos aspectos do movimento, a pesquisa do Parkinson’s Outcomes Project descobriu que dois sintomas não motores – depressão e ansiedade – desempenham um papel fundamental na doença também e em seu efeito na qualidade de vida das pessoas.

Sentir-se preocupado é uma reação compreensível ao diagnóstico de Parkinson. Mas quando os sentimentos de preocupação ou nervosismo constantes vão além do que é compreensível, a pessoa pode sentir ansiedade, o que é mais sério.

A ansiedade é um sintoma não motor comum da DP. É importante notar que a ansiedade não é simplesmente uma reação ao diagnóstico de Parkinson, mas sim uma parte da própria doença, causada por mudanças na química do cérebro. Até duas em cada cinco pessoas com DP terão uma destas formas:

• Transtorno de ansiedade generalizada : o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado por sentimentos de nervosismo e pensamentos recorrentes de preocupação e medo. Essa preocupação excede o que normalmente seria esperado dada a situação e muitas vezes deixa a pessoa se sentindo fora de controle. Os sintomas físicos que podem acompanhar essas sensações incluem borboletas no estômago e náuseas, dificuldade para respirar ou engolir, batimentos cardíacos acelerados, sudorese e aumento dos tremores.
  • Ataques de ansiedade ataques de ansiedade ou pânico geralmente começam repentinamente com uma sensação de severo sofrimento físico e emocional. Os indivíduos podem sentir que não conseguem respirar ou estão tendo um ataque cardíaco. Eles podem sentir que estão passando por uma emergência médica. Esses episódios geralmente duram de alguns minutos a uma hora, principalmente quando associados a períodos “off”, embora possam durar mais tempo.
  • Evitação social: a evitação social, ou transtorno de ansiedade social, envolve evitar situações sociais cotidianas por causa do medo de ficar embaraçado por ter sintomas de Parkinson, como tremor, discinesias ou dificuldade para andar percebida em público. A exposição a situações sociais pode levar a uma forte ansiedade nesses indivíduos, que passa quando a pessoa é afastada ou evita completamente a situação.
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) podem ser atormentados por pensamentos ou imagens persistentes e indesejáveis ​​(obsessões) e pela necessidade urgente de se envolver em certos rituais (compulsões) para tentar controlar ou se livrar deles pensamentos. Por exemplo, eles podem ser obcecados por germes ou sujeira e lavar as mãos repetidamente. Realizar esses chamados rituais, entretanto, fornece apenas um alívio temporário, e não realizá-los aumenta acentuadamente a ansiedade.

A ansiedade não está ligada à progressão da doença – pode começar antes do diagnóstico de DP ou se desenvolver muito mais tarde. Além disso, enquanto algumas pessoas com TP experimentam ansiedade por conta própria, muitas são diagnosticadas com ansiedade junto com depressão. Embora a ansiedade seja menos estudada do que a depressão, pode ser igualmente comum. Se não for controlada, a ansiedade pode piorar o estado geral de saúde de uma pessoa.

Fonte: Parkinson’s Foundation