Problemas de fala em pacientes podem indicar risco de congelamento da marcha

Os problemas de fala parecem estar associados ao congelamento dos sintomas da marcha – uma incapacidade repentina de andar – em pessoas com doença de Parkinson , relatou um estudo.

As avaliações da fala, especialmente durante o “estado” do uso de medicamentos – imediatamente após tomar medicamentos à base de dopamina – podem identificar pacientes de Parkinson vulneráveis ​​ao congelamento da marcha, observaram seus cientistas.

O estudo, “ pacientes com doença de Parkinson com congelamento da marcha têm comprometimento da voz mais grave do que não-congeladores durante o ‘estado LIGADO’ ”, foi publicado no Journal of Neural Transmission .

O congelamento da marcha (FOG) é caracterizado por uma incapacidade súbita e breve de andar ao começar a andar, virar ou ao enfrentar um obstáculo. FOG aumenta o risco de quedas que podem afetar a qualidade de vida.

O FOG pode ser aliviado com medicamentos como a levodopa e seus derivados que substituem a dopamina, a molécula de sinalização das células nervosas que falta em pessoas com Parkinson. O FOG geralmente ocorre durante o chamado “estado fora do ar”, quando os medicamentos à base de dopamina se desgastam ou se tornam menos eficazes.

Distúrbios da fala também são comuns na doença de Parkinson, afetando até 90% dos pacientes. Coletivamente conhecidos como disartria hipocinética, esses déficits incluem baixo volume de fala, rouquidão, dificuldades de pronúncia, tom monótono e velocidade de fala variável.

Estudos sugerem que problemas de fala e FOG podem compartilhar mecanismos subjacentes relacionados à doença, e que o comprometimento da voz durante um “estado ligado” pode indicar uma vulnerabilidade ao FOG.

Pesquisadores da Chongqing Medical University, na China, compararam as características de voz de pacientes de Parkinson com FOG (PD-FOG) com aqueles sem FOG (PD-nFOG) durante um “estado ligado” para determinar se o comprometimento da fala pode identificar aqueles suscetíveis a FOG.

“Nós levantamos a hipótese de que o PD-FOG manifestaria maior gravidade do comprometimento da voz do que os recursos de voz do PD-nFOG ‘estado LIGADO’”, e pode ajudar a distinguir entre esses grupos de pacientes, escreveu a equipe.

O estudo envolveu 40 adultos com Parkinson, com idades entre 50 e 75 anos, diagnosticados com FOG com base em um questionário e um teste motor. Todos foram considerados responsivos à dopamina porque seu FOG ocorreu principalmente durante um “estado desligado”.

Um grupo de 40 pacientes de Parkinson pareados por idade, sexo e duração da doença sem FOG também foram recrutados, bem como 40 controles saudáveis ​​pareados por idade e sexo sem deficiências de fala. Os pesquisadores realizaram avaliações clínicas e de fala uma a duas horas após os pacientes receberem seus medicamentos à base de dopamina.

Em relação aos pacientes sem FOG, aqueles com FOG apresentaram incapacidade mais grave, avaliada pelo estágio Hoehn e Yahr (H&Y) e escores UPDRS III (que classifica a gravidade dos sintomas motores de Parkinson ) e uma dose diária equivalente de levodopa mais alta (LEDD), o total combinado de medicamentos para Parkinson.

O FOG também foi associado à rigidez corporal e lentidão de movimentos (bradicinesia), comprometimento da postura e distúrbio da marcha (PIGD) e um pior índice de desvantagem vocal – um questionário relatado pelo paciente sobre o comprometimento da fala. Não houve diferenças nos escores de tremor entre esses dois grupos.

Para avaliar a fala, todos os participantes também foram solicitados a pronunciar as vogais “a”, “u” e “e” o maior tempo possível em uma respiração. Vozes foram gravadas e 27 características de fala, incluindo variações de frequência (tom) e amplitude (volume), foram analisadas. Foram feitos ajustes para as pontuações do estágio H&Y, LEDD e UPDRS III.

Em relação aos participantes sem FOG, aqueles com FOG mediram características de voz significativamente diferentes, incluindo variações na frequência, chamada jitter, e na frequência fundamental da voz (tom mais baixo).

Os períodos de pulso entre as palavras foram diferentes, assim como o tempo máximo de fonação (para sustentar o som do “ah”) e a relação ruído-harmônicos, usada para analisar a acústica vocal, medindo-se a relação entre os componentes periódicos e não periódicos da fala .

Durante o som “a”, os pacientes com FOG apresentaram significativamente mais jitter de voz, tanto em porcentagem quanto em quantidade absoluta, um período de pulso e relação ruído-harmônicos diferentes e um tempo máximo de fonação menor em comparação com pacientes sem FOG. Com o som “e”, os pacientes FOG foram associados a uma relação ruído-harmônicos diferente, e a voz do som “u” foi associada a uma frequência fundamental mais baixa.

Como a vogal “a” mostrou a diferença mais significativa entre os dois grupos, os pesquisadores compararam esses dados de voz com os escores de sintomas motores.

Maiores escores de comprometimento postural e distúrbio da marcha (PIGD) correlacionaram-se com maior porcentagem de jitter de voz, diferentes relações ruído-harmônicos e períodos de pulso, e menor tempo máximo de fonação. Escores de rigidez foram associados com jitter, relação ruído-harmônicos e tempo máximo de fonação. Nenhum parâmetro de voz foi relacionado ao tremor e bradicinesia.

As alterações vocais correlacionaram-se mais fortemente com a rigidez corporal em pacientes do sexo masculino e com o questionário FOG e PIGD em pacientes do sexo feminino.

A capacidade do teste de deficiência de fala em predizer com precisão o FOG com base nos três sons vocálicos foi de 75,6%. A especificidade do teste para identificar corretamente pessoas com FOG foi de 75,7%, e sua sensibilidade para identificar pacientes sem FOG foi de 71,4%.

“Nossos resultados sugerem que [doença de Parkinson] com FOG responsiva à dopamina tem comprometimento da voz mais grave do que PD-nFOG durante ‘estado ON’, e características de voz de fonação de vogal sustentada podem refletir FOG até certo ponto”, concluíram os cientistas.

Fonte: por Steve Bryson PhD em 12 de janeiro de 2022 no Parkinson's News Today