Níveis de serotonina ligados ao acúmulo de ferro na região do cérebro de dopamina

Baixos níveis do hormônio serotonina na corrente sanguínea de pessoas com doença de Parkinson foram associados a um acúmulo de ferro na substância negra – a região do cérebro mais danificada nesse distúrbio, revela um estudo possivelmente pela primeira vez.

Os pesquisadores descobriram que essa relação serotonina-ferro foi vista principalmente nos estágios iniciais da doença, estava ligada a um conjunto comum de avaliações clínicas e estava fortemente associada ao uso de medicamentos para tratar ansiedade e depressão.

“Nós propomos que esses achados dão suporte adicional para uma relação serotonina-ferro no processo [da doença de Parkinson] e indicam uma potencial base bioquímica para a ligação entre depressão e acúmulo de ferro nigral em… pacientes”, escreveram os cientistas.

O estudo, “ Baixa serotonina no plasma ligada ao ferro nigral mais alto na doença de Parkinson ”, foi publicado na revista Nature Scientific Reports .

O Parkinson é causado pela perda de neurônios (células nervosas) na substância negra , uma região do mesencéfalo. Os neurônios dessa região que liberam a molécula sinalizadora dopamina são afetados principalmente, levando aos  sintomas característicos da doença .

O acúmulo de ferro no cérebro é comum com o envelhecimento, mas pode ser maior em pacientes com Parkinson – particularmente na substância negra – sugerindo que o excesso de ferro pode desempenhar um papel na perda de neurônios produtores de dopamina.

A serotonina, um hormônio-chave que estabiliza o humor, sentimentos de bem-estar e felicidade, também é frequentemente mais baixa no sangue dos pacientes de Parkinson e acredita-se que contribua para a alta taxa de depressão clínica entre eles.

Embora o acúmulo de ferro e os baixos níveis de serotonina tenham sido estudados independentemente em pessoas com Parkinson, relatórios recentes sugerem que eles podem estar intimamente relacionados.

Para investigar mais, pesquisadores da Penn State University projetaram um estudo para examinar uma possível conexão entre ferro e serotonina em pacientes.

“No presente estudo, testamos a hipótese de que a serotonina mais baixa estaria associada a um ferro nigral mais alto em pacientes [doença de Parkinson], mesmo na doença em estágio inicial”, escreveu a equipe. (Nigral ferro refere-se à presença deste mineral especificamente na substância negra , latim para “substância negra” devido à sua cor mais escura – em relação a outras regiões do cérebro – refletindo o pigmento melanina de seus neurônios dopaminérgicos.

Os cientistas coletaram amostras de sangue e dados clínicos de 97 pacientes de Parkinson (53% do sexo feminino) e 89 pessoas saudáveis ​​da mesma idade e sexo servindo como controles. Os exames de ressonância magnética foram obtidos de 62 pacientes e 70 controles que completaram um exame com boa qualidade de imagem.

Os pacientes receberam medicamentos para depressão e ansiedade a uma taxa quatro vezes maior do que os participantes do controle (32% vs. 8%).

Os exames de sangue mostraram que os pacientes de Parkinson tinham níveis de serotonina significativamente mais baixos na corrente sanguínea do que os controles em geral, com cerca de um terço dos pacientes com concentrações extremamente baixas. Os níveis de serotonina variaram amplamente nos pacientes restantes, alguns dentro da faixa normal.

Embora as plaquetas da coagulação do sangue transportem e armazenem serotonina em níveis elevados, nenhuma diferença foi encontrada nas contagens médias de plaquetas entre os dois grupos, sugerindo que a serotonina plaquetária não afetou os níveis do hormônio na corrente sanguínea.

Os dados de imagem de ressonância magnética mostraram que os pacientes tinham níveis médios de ferro mais altos do que os controles em ambas as sub-regiões da substância negra : a pars reticulata (SNr) e a pars compacta (SNc). Não houve diferenças significativas nos níveis de ferro entre pacientes e controles em outras áreas do cérebro de interesse ou nos marcadores de ferro na corrente sanguínea.

Notavelmente, a baixa serotonina na corrente sanguínea de pacientes com Parkinson se correlacionou significativamente com níveis mais altos de ferro no cérebro, mas não entre os controles.

Após o ajuste para idade e sexo, essa relação foi fortalecida e permaneceu após o controle da duração da doença e medidas de gravidade dos sintomas motores, “sugerindo que a baixa serotonina e o ferro nigral mais alto não estão simplesmente se agrupando em homens ou mulheres ou piorando em paralelo à medida que os pacientes envelhecem ou a doença progride”, escreveram os pesquisadores.

A conexão significativa entre baixos níveis de serotonina e altos níveis de ferro no SNc foi observada no estágio inicial da doença (menos de um ano desde o diagnóstico) e em pacientes em estágio intermediário (um a cinco anos), enquanto apenas uma tendência maior foi evidente em pacientes mais tardios. estágios da doença (mais de cinco anos).

“A correlação apareceu mais forte em pacientes durante o primeiro ano de diagnóstico, mas diminuiu em estágios posteriores da doença, quando um número crescente de influências sobre esses recursos presumivelmente entra em jogo”, acrescentaram os pesquisadores.

Embora a correlação mais forte entre a serotonina e o ferro tenha sido encontrada no SNc dos pacientes, a serotonina mais baixa também foi significativamente associada ao ferro mais alto no SNr e nas regiões do cérebro chamadas putâmen, globo pálido, núcleo subtalâmico e núcleo denteado.

Em comparação, não foram observadas correlações em nenhuma região do cérebro de controles saudáveis. Também não houve conexão entre serotonina e ferro na corrente sanguínea em nenhum dos grupos.

Uma análise dos resultados clínicos encontrou uma associação fraca entre serotonina mais baixa e piores escores para os impactos não motores da doença na vida diária (UPDRS-I), o questionário de doença de Parkinson 39 (PDQ-39) e o questionário de congelamento da marcha (FOG -Q) em dificuldades de movimento. Uma dose diária equivalente de levodopa mais alta – a contribuição feita por cada terapia de Parkinson – também foi relacionada à baixa serotonina.

Em contraste, os pesquisadores não viram ligações entre as concentrações de serotonina e a gravidade ou complicações motoras, perda de olfato, habilidades cognitivas ou sonolência. A baixa serotonina também não se associou à idade, sexo ou duração da doença.

Tanto em pacientes quanto em controles, os baixos níveis sanguíneos de serotonina estavam fortemente relacionados ao uso de medicamentos para tratar ansiedade ou depressão – inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) ou inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina (IRSNs) – projetados para aumentar a serotonina ou norepinefrina relacionada em o cérebro.

No entanto, nenhuma relação foi evidente entre os níveis de serotonina e os escores de ansiedade ou depressão (escalas de classificação de ansiedade/depressão de Hamilton) em nenhum dos grupos, mesmo após o ajuste para o uso de ISRSs ou SNRIs.

Embora fosse evidente uma forte relação entre o uso de SSRI/SNRI para ansiedade ou depressão e baixa serotonina, “não explicava a correlação entre essas duas características”, observaram os cientistas.

“Em conjunto, nossas descobertas revelam uma associação precoce e robusta entre baixa serotonina e ferro mais alto no SNc na [doença de Parkinson]”, escreveram os pesquisadores. “Esta correlação estava presente mesmo em pacientes dentro de um ano após o diagnóstico, sugerindo que também pode estar presente na fase prodrômica [pré-sintomática], e foi mais forte no SNc do que em qualquer outra região do cérebro examinada”.

Dadas essas descobertas, são necessários mais “estudos em pacientes e modelos animais cuidadosamente selecionados e rigorosamente usados” para “determinar links mecanísticos diretos, se existirem”, acrescentou a equipe.

Fonte: Parkinson’s News Today