Probiótico, Solace PS128, facilita os períodos ‘off’, e melhora a qualidade de vida de quem tem Parkinson

O agente ativo do Solace PS128, um probiótico vendido pela Oryx Biomedical , aliviou os sintomas da doença e melhorou a qualidade de vida em 25 pessoas com doença de Parkinson que  receberam o suplemento em um pequeno ensaio clínico aberto.

“O Solace PS128 é o resultado de mais de 20 anos de pesquisa científica”, disse David Lee, presidente da Oryx, em um comunicado à imprensa . “Estamos empolgados em disponibilizar esse probiótico e ver o impacto positivo que ele terá no bem-estar mental e na saúde das pessoas nos Estados Unidos”.

Os probióticos são bactérias consideradas benéficas para a saúde. Um corpo emergente de pesquisa mostrou uma conexão entre as bactérias intestinais e a saúde do cérebro , e sugere que o uso de probióticos para alterar as bactérias no trato digestivo pode ser benéfico no Parkinson e em outras doenças.

O agente ativo em Solace é PS128, uma cepa da bactéria  Lactobacillus plantarum que se acredita ter efeitos benéficos para a saúde do cérebro.

Cientistas de uma clínica neurológica em Taiwan realizaram um ensaio clínico piloto ( NCT04389762 ) para testar este probiótico em adultos com Parkinson idiopático (de causa desconhecida).

Os principais resultados do estudo foram anunciados no início deste ano pela Bened Biomedical , a empresa que isolou a cepa PS128. Agora, os resultados completos foram publicados no estudo, “ The Add-On Effect of Lactobacillus plantarum PS128 in Patients With Parkinson’s Disease: A Pilot Study ”, em  Frontiers in Nutrition .

Um total de 25 pacientes completaram o estudo, dos quais oito eram do sexo feminino. A idade média foi de 61,84 anos e a duração média da doença foi de pouco mais de uma década. Todos tiveram períodos “off” – momentos em que seus sintomas não estavam sendo adequadamente controlados por medicamentos padrão como a levodopa  – com duração superior a três horas por dia, conforme registrado em diários diários antes de iniciar o suplemento.

Todos receberam duas cápsulas de PS128, tomadas todas as noites por 12 semanas (cerca de três meses). Os participantes continuaram a tomar seus outros tratamentos de Parkinson sem alterações.

Ao longo das 12 semanas do estudo, o tempo “on” – quando os sintomas são adequadamente controlados – aumentou significativamente, em média mais de 50 minutos por dia, mostraram os resultados. Consistentemente, o tempo “off” também diminuiu significativamente.

Uma diminuição significativa na gravidade dos sintomas motores também foi registrada, como evidenciado pela diminuição dos escores na Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS), tanto nos estados “ligado” quanto “desligado”, indicando melhora.

“Até onde sabemos, este estudo é o primeiro a relatar que um único probiótico de cepa pode melhorar a pontuação motora UPDRS de pacientes com DP [doença de Parkinson] nos estados OFF e ON”, escreveram os pesquisadores.

A acinesia, ou congelamento do movimento, também diminuiu durante os tempos “desligados”, mostraram mudanças nos escores da UPDRS.

As pontuações no Questionário de Doença de Parkinson de 39 itens (PDQ-39), uma medida de qualidade de vida, também diminuíram significativamente ao longo do estudo de 12 semanas – em 5,68 pontos, em média – indicando uma melhor qualidade de vida.

“O valor do PDQ-39 sugeriu que a qualidade de vida dos pacientes com DP foi menos afetada pela incapacidade … [e] sugeriu que a intervenção do PS128 teve efeitos adicionais ao melhorar a qualidade de vida dos pacientes com DP”, escreveram os pesquisadores. .

O tratamento com probióticos também reduziu significativamente os níveis de mieloperoxidase (MPO), uma proteína inflamatória ligada ao Parkinson.

“Foi relatado que a ablação de MPO pode reduzir a neurodegeneração em camundongos modelo PD … MPO desempenha um papel crucial na agregação de [alfa-sinucleína] e deterioração do comprometimento motor”, escreveu a equipe. (A alfa-sinucleína é a proteína que se acumula no cérebro dos pacientes e forma aglomerados tóxicos que danificam e matam as células nervosas.)

“Este estudo piloto sugere que o PS128 pode ser considerado um adjuvante terapêutico para o tratamento da DP”, concluíram.

Uma limitação notável do estudo é seu design aberto (sem grupo placebo), tornando impossível descartar o impacto do efeito placebo nos resultados. “Estudos controlados randomizados e de acompanhamento em larga escala são necessários para determinar a eficácia do PS128 em pacientes com DP em diferentes estágios”, escreveram os cientistas.

“É emocionante que haja tanta pesquisa científica sendo conduzida no PS128”, disse Lee.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA afirmou que a cepa SP128 é geralmente reconhecida como segura, e o suplemento Solace é vendido comercialmente nos EUA. Notavelmente, a FDA nunca aprovou especificamente um probiótico como tratamento para Parkinson ou qualquer outra doença . Os probióticos vendidos nos EUA são normalmente comercializados como suplementos alimentares, que geralmente são regulamentados com menos rigor do que os medicamentos.

Fonte: Parkinson’s News Today por Marisa Wexler