Alimentos ricos em flavonóides podem reduzir a mortalidade da doença de Parkinson

Novas pesquisas identificaram que alimentos ricos em flavonóides podem reduzir a mortalidade em pessoas com doença de Parkinson, ilustrando potencialmente como as mudanças na dieta podem melhorar a saúde de indivíduos com doença neurodegenerativa.

O estudo liderado pela Penn State descobriu que alimentos ricos em flavonóides, como frutas vermelhas, cacau e vinho tinto, podem reduzir a mortalidade em pessoas com doença de Parkinson . A equipe descobriu que as pessoas já diagnosticadas com doença de Parkinson que ingeriram mais flavonóides tiveram uma chance menor de morrer durante o período de estudo de 34 anos do que aquelas que não consumiram tantos flavonóides. Além disso, um menor risco de morte por comer mais flavonóides foi encontrado em homens, mas não em mulheres.

Xinyuan Zhang, doutorando em ciências nutricionais na Penn State, comentou: “Adicionar algumas porções de alimentos ricos em flavonóides por semana pode ser uma maneira fácil para as pessoas com doença de Parkinson ajudarem a melhorar sua expectativa de vida. O maior consumo de frutas vermelhas e vinho tinto, que são ricos em antocianinas flavonóides, foi particularmente associado a uma menor mortalidade.”

A equipe destacou que o consumo de vinho não deve exceder as quantidades recomendadas descritas nas Diretrizes Dietéticas para Americanos; uma bebida por dia para mulheres e duas para homens.

A pesquisa foi apoiada pelo Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame e é publicada na revista Neurology.

Panorama da doença de Parkinson

Atualmente, mais de 60.000 pessoas são diagnosticadas com a doença de Parkinson anualmente, e cerca de 10 milhões vivem com a doença, de acordo com estimativas da Fundação de Parkinson. A condição ocorre devido ao cérebro não produzir dopamina suficiente, resultando em tremores, rigidez e problemas de equilíbrio.

Embora a doença não seja considerada fatal, Xiang Gao, professor de ciências nutricionais da Penn State, explicou que suas complicações podem aumentar o risco de morte, e poucos estudos analisaram como a dieta pode afetar a doença.

Gao disse: “A pesquisa anterior do nosso grupo descobriu que quando as pessoas sem Parkinson comiam mais flavonóides, isso estava associado a um menor risco de desenvolver a doença no futuro. Queríamos explorar ainda mais se a ingestão de flavonóides poderia estar ligada a uma melhor sobrevivência em indivíduos que já haviam sido diagnosticados com Parkinson”.

Implementação de alimentos ricos em flavonóides

Em sua investigação, a equipe examinou dados de 599 mulheres e 652 homens que haviam sido recentemente diagnosticados com doença de Parkinson e foram questionados com que frequência consumiam alimentos ricos em flavonóides: chá, maçãs, frutas vermelhas, laranjas e suco de laranja e vinho tinto. exemplo. A ingestão de flavonóides foi então calculada multiplicando-se o conteúdo de flavonóides dos alimentos pela frequência com que eram consumidos.

Os pesquisadores controlaram a idade e os fatores dietéticos, como a ingestão calórica e a qualidade geral da dieta, descobrindo que o grupo com os 25% mais altos de consumidores de flavonóides tinha uma chance 70% maior de sobrevivência do que o grupo mais baixo. Os indivíduos do grupo mais alto consumiram cerca de 673 miligramas (mg) de flavonóides diariamente, enquanto os do grupo mais baixo consumiram apenas cerca de 134 mg.

Em seguida, a equipe analisou o desempenho de flavonóides individuais, descobrindo que os 25% principais consumidores de antocianinas – encontrados em frutas vermelhas e vinho tinto – tinham uma taxa de sobrevivência 65% maior do que os 25% mais baixos. Além disso, os 25% principais consumidores de flavan-3-ols – encontrados em maçãs, chá e vinho – tiveram uma taxa de sobrevivência 69% maior do que os 25% mais baixos. A equipe afirma que mais pesquisas podem descobrir os mecanismos por trás do consumo de alimentos ricos em flavonóides e uma chance reduzida de morte.

Zhang disse: “Os flavonóides são antioxidantes, então é possível que eles possam estar diminuindo os níveis de neuroinflamação crônica. Também é possível que eles possam interagir com atividades enzimáticas e retardar a perda de neurônios e proteger contra o declínio cognitivo e a depressão, que estão associados a um maior risco de mortalidade”.

Fonte: Health Europa