Em Busca de Biomarcadores: Testes Inovadores para Monitorar o Parkinson

MJFF e Quansys se unirão para desenvolver imunoensaios para o Parkinson Os testes têm o potencial de auxiliar no monitoramento da progressão e tratamento do Parkinson

A Quansys Biosciences e a Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research (MJFF) estão estabelecendo uma parceria para desenvolver testes que possam ajudar a monitorar a progressão da doença de Parkinson e avaliar a eficácia do tratamento em ensaios clínicos.

Essa colaboração combina a experiência da Quansys em imunoensaios, um tipo de teste que utiliza a ligação de anticorpos para detectar e quantificar substâncias específicas, com o profundo conhecimento sobre a doença da MJFF, possibilitando pesquisas mais avançadas no campo do Parkinson.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a MJFF para acelerar o desenvolvimento de novos diagnósticos e terapias para a doença de Parkinson”, afirmou Adam Brown, CEO da Quansys, em um comunicado à imprensa.

Entretanto, esse processo pode ser desafiador, pois atualmente não existem testes laboratoriais ou varreduras cerebrais que possam diagnosticar o Parkinson de forma independente. É por isso que os pesquisadores estão trabalhando para encontrar biomarcadores específicos para a doença.

Um biomarcador é uma substância mensurável em amostras de tecidos ou fluidos corporais, utilizado como indicador da doença ou para auxiliar médicos no planejamento de tratamentos, acompanhamento da resposta ao tratamento ou predição do curso da doença. Também pode ser útil na identificação de novos alvos para tratamentos.

Por meio da sua Iniciativa de Marcadores de Progressão de Parkinson (PPMI), que envolve a colaboração de centenas de milhares de pessoas com e sem Parkinson, a fundação busca aprofundar a compreensão da doença e encontrar biomarcadores.

“MJFF é líder mundial em pesquisa sobre o mal de Parkinson, e sua experiência é inestimável na identificação e direcionamento de novas oportunidades terapêuticas”, ressaltou Brown.

Tecnologia Q-Plex da Quansys A tecnologia Q-Plex da Quansys, de propriedade da empresa, permite que os pesquisadores coletem e analisem grandes volumes de dados de ELISA multiplex em um curto período de tempo, tornando o processo mais eficiente.

ELISA significa ensaio imunoenzimático e é uma técnica comum usada para detectar e quantificar substâncias específicas em amostras biológicas. Tradicionalmente, um ELISA analisa apenas uma substância por vez em uma única amostra.

Contudo, com a tecnologia Q-Plex da empresa, é possível analisar até 18 substâncias diferentes simultaneamente na mesma amostra, o que é especialmente útil para economizar tempo e recursos, ao mesmo tempo em que fornece mais informações.

Por meio dessa colaboração, ambas as empresas esperam acelerar o desenvolvimento de novos diagnósticos e terapias para o Parkinson, possibilitando um melhor tratamento e cuidado para os pacientes.

Fonte: texto de Margarida Maia, PhD | 3 de agosto de 2023 em Parkinson’s News Today