Estudo investiga a capacidade da buspirona em prevenir a inflamação e promover a neuroproteção em um modelo de Doença de Parkinson

Pesquisadores da Austrália promoveram o primeiro estudo a investigar a capacidade da buspirona de prevenir a inflamação e promover a neuroproteção em um modelo de DP [doença de Parkinson].

O estudo, “ A droga ansiolítica Buspirona previne a toxicidade induzida por rotenona em um modelo de rato da doença de Parkinson ”, foi publicado no  International Journal of Molecular Sciences .

Dois pontos a serem analisados:

Segundo Marisa Wexlera buspirona, vendida sob marcas como BuSpar e Vanspar, é uma terapia oral para a ansiedade. Os pesquisadores acreditam que a buspirona funcione principalmente modulando a serotonina – um neurotransmissor ou mensageiro químico – sinalizando no cérebro. A autora completa que outros estudos feitos na última década mostraram que o medicamento também bloqueia a atividade de uma proteína específica do receptor de dopamina chamada D3R.

O outro ponto levantado por Wexler, do site Parkinson’s News Today, é que a Doença de Parkinson é causada pela morte e disfunção das células nervosas dopaminérgicas (neurônios produtores de dopamina) no cérebro. A autora lembra que, embora os fatores dessa morte celular permaneçam incompletamente compreendidos, acredita-se que a neuroinflamação – inflamação no cérebro – desempenhe um papel fundamental na progressão da doença.

O Estudo

O que os pesquisadores australianos relataram foi que camundongos, em um modelo de doença de Parkinson, tratados em doses mais altas com o medicamento anti-ansiedade buspirona apresentaram menos evidências de degeneração de células nervosas no cérebro e comportamentos mais normalizados do que camundongos não tratados.

Sabe-se que a proteína D3R é conhecida por estar envolvida na ativação da microglia. As células imunes presentes no cérebro ajudariam a protegê-lo de infecções, mas também desempenham papéis centrais na neuroinflamação que causa doenças.

A matéria cita que os pesquisadores usaram especificamente um modelo de camundongo onde os sintomas do Parkinson e os danos cerebrais foram induzidos por meio de um inseticida químico chamado rotenona. Alguns camundongos foram injetados com buspirona em doses variando de 1 a 10 mg/kg, enquanto outros não foram tratados para servir como grupo controle.

Camundongos de Parkinson induzidos por rotenona mostraram comportamentos anormais, especialmente uma menor tendência a explorar durante os testes de campo aberto. Eles também tendiam a percorrer distâncias totais mais curtas, refletindo déficits motores. Mas os camundongos tratados com buspirona, particularmente nas doses mais altas testadas, não apresentaram nenhuma dessas anormalidades.

Finalizando, Wexler diz que os pesquisadores escreveram que esses resultados sugerem “que a buspirona é capaz de proporcionar alguns de seus efeitos benéficos modulando a resposta imune e promovendo a liberação de fatores protetores”.

Fonte: https://parkinsonsnewstoday.com/2022/02/10/anti-anxiety-buspirone-prevents-development-parkinsons-like-disease-mice/