Saúde Bucal para pacientes de Parkinson

Manter a saúde bucal é algo essencial para qualquer pessoa. No entanto, os sintomas de Parkinson podem complicar um pouco o atendimento odontológico. No que diz respeito à saúde bucal e Parkinson, os objetivos são preservar a saúde bucal do paciente, minimizando o impacto negativo que o tratamento da doença pode ter. As pessoas com Doença de Parkinson, geralmente, apresentam problemas relacionados à baba, dificuldades para engolir e bactérias orais.

Além do desconforto e da inconveniência, esses problemas afetam a qualidade de vida e podem até criar situações de risco de vida para pessoas com DP. Enquanto muitas pessoas pensam que a  baba é causada pelo excesso de saliva, na Doença de Parkinson ela é atribuída à disfagia.

Quando grave, a baba pode ser um indicador de sérios problemas de deglutição, que podem levar as pessoas a engasgar com alimentos e líquidos, por exemplo. Em casos extremos, pode levar a pneumonia por aspiração (a principal causa de morte para pessoas com DP).

Como surgem os problemas de saúde bucal na DP?

Os problemas de saúde bucal surgem direta e indiretamente a partir da progressão da Doença de Parkinson. Por exemplo, as pessoas com DP costumam ter boca seca, o que pode ser causado pelo processo da doença ou pelos efeitos colaterais dos medicamentos.

Os sintomas relacionados ao movimento também são um desafio nos cuidados bucais na DP. Os tremores podem interferir na escovação e no uso do fio dental. Esses problemas podem ser agravados pela depressão ou alterações cognitivas, quando a capacidade e a disposição de algumas pessoas de se envolver em atendimento odontológico de rotina diminuem consideravelmente. Então, como qualquer outra pessoa, o paciente pode ter perda de dentes e problemas nas gengivas, sua capacidade de mastigar bem também diminui.

Cuidados para saúde bucal do parkinsoniano

No entanto, existem várias maneiras pelas quais as pessoas com Parkinson podem manter a saúde bucal. Veja 9 dicas que podem ajudar com problemas de saúde bucal e deglutição:

1- Mantenha os cuidados orais frequentes e sempre completos;

2-Certifique-se de escovar os dentes logo após cada refeição;

3- Se hidrate;

4- Faça pequenas mordidas e goles durante as refeições;

5- Evite falar ao comer;

6- Considere uma escova de dentes especial ou auxiliares de aderência adaptáveis ​​para facilitar a escovação;

7- Evite produtos bucais que incluem álcool, eles pioram as condições da boca seca;

8- O seu médico ou dentista pode recomendar produtos especiais, como pasta de dente e géis, que podem ajudar com a boca seca e outros problemas de saúde bucal;

9- Peça ao seu dentista que colabore com seus outros profissionais de saúde para melhorar a qualidade de vida com base na saúde bucal.