Os Tabus do Parkinson

Para muitos discutir com o médico tópicos tabus da Doença de Parkinson, como disfunção sexual e incontinência urinária, pode ser um problema.

Porém, estamos falando de assuntos rotineiros da doença e de reações comuns de alguns medicamentos.

Nenhum tópico deve ser considerado fora dos limites para discussão com sua equipe de saúde. Quanto mais normalizamos e trazemos consciência para essas questões, menos tabu elas se tornam.

Neste post vamos apresentar alguns dos tópicos tabus que pessoas com Parkinson precisam lidar durante o seu tratamento.

Problemas Urinários

Pessoas com Parkinson podem ter problemas de bexiga . As dificuldades comuns incluem:

• urgência urinária: uma necessidade frequente e urgente de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia
  • noctúria: acordar frequentemente à noite para urinar

Se esses problemas ou outras alterações urinárias ocorrerem, converse com seu médico para determinar se o problema não está relacionado à DP – como infecção da bexiga ou do trato urinário (ITU), próstata aumentada ou outro problema médico. Mudanças no estilo de vida, exercícios para o assoalho pélvico, treinamento da bexiga e uma miríade de produtos existem para ajudar a minimizar e resolver esse problema comum em adultos.

Disfunção Sexual

A disfunção sexual é comum em homens e mulheres com DP. A questão muitas vezes não é tratada, pois pacientes, cônjuges e profissionais de saúde podem não se sentir confortáveis ​​para discutir sexo. O próprio Parkinson pode causar disfunção sexual devido à perda de dopamina. Medicamentos, como antidepressivos, também podem contribuir para a disfunção sexual. É importante notar que a maioria dos medicamentos para DP não está associada à impotência ou perda da libido.

A hipersexualidade também pode estar associada a certos agonistas da dopamina. Existem muitas maneiras de lidar com a disfunção sexual relacionada ao TP, e tudo começa com uma conversa com seu médico. Tente anotar seus sintomas antes da próxima consulta e dizer ao seu médico que você tem um assunto delicado que deseja discutir.

Distúrbios de controle de impulso

Os medicamentos de dopamina melhoraram a vida de milhões de pessoas, mas os pesquisadores acreditam que algumas pessoas com DP que tomam agonistas da dopamina ou inibidores da monoamina oxidase (MAO) podem desenvolver distúrbios do controle dos impulsos: níveis prejudiciais à saúde de jogos de azar, compras, alimentação ou atividade sexual.

Se você acredita que você ou um ente querido tem um transtorno de controle dos impulsos, tente identificar uma tendência de comportamentos prejudiciais à saúde e converse com seu médico. Esses distúrbios geralmente respondem às mudanças de medicação. O seu médico pode frequentemente trabalhar com você para reduzir a dosagem ou mudar para outro medicamento.

Abordando Tópicos Desconfortáveis ​​com Seu Médico

Os médicos geralmente esperam até o final de uma consulta para perguntar “mais alguma coisa?” Como você faz a transição para o seu tópico potencialmente desconfortável?

1. Lembre-se de que seu médico já ouviu tudo. Ela / ele quer ajudá-lo a aumentar sua qualidade de vida.
  2. Dê a si mesmo uma rápida conversa estimulante. Seu sintoma ou problema tem impedido sua qualidade de vida. A conversa durará apenas alguns minutos e pode ter uma solução simples.
  3. Anotá-la. Faça uma transição natural na conversa para trazer o seu assunto à tona. Tente algo como: “Anotei alguns sintomas e / ou problemas que quero discutir e são de natureza delicada”.
  4. Adicione detalhes. Tente se lembrar de quando o problema começou, há quanto tempo é um problema, quando ocorre e todos os seus sintomas.

Seu médico trabalhará com você para resolver o problema e, muitas vezes, pode fornecer orientação ou uma recomendação.

Fonte: Parkinsons Foundation