Novas descobertas sobre a Estimulação Cerebral Profunda

A estimulação cerebral profunda subtalâmica (DBS) pode trazer benefícios para pessoas com Parkinson, independentemente de a doença ser causada por uma mutação genética ou aparecer em pacientes sem mutações associadas, descobriu um estudo na Espanha.

Os pesquisadores investigaram o uso desse tratamento cirúrgico em pessoas com mutações LRRK2  e PRKN  – duas das causas mais comuns de Parkinson familiar  – e um grupo maior de pacientes com doença idiopática, ou Parkinson cuja causa não é claramente conhecida.

Essas descobertas podem ser importantes, pois estudos recentes relataram diferenças nas respostas ao DBS, observaram os pesquisadores. Embora fossem independentes do “estado genético” dos pacientes… uma relação genótipo-fenótipo [características da doença] foi estabelecida tanto com a progressão da doença quanto com a resposta ao tratamento, o que pode ser relevante no contexto da DBS e na seleção ideal de candidatos para a cirurgia”.

O estudo, “Análise da estimulação cerebral profunda do núcleo subtalâmico (STN-DBS) em pacientes com formas monogênicas PRKN e LRRK2 da doença de Parkinson”, foi publicado como um artigo curto na Parkinsonism & Related Disorders.

DBS é uma opção de tratamento para pacientes com maior duração da doença

O Parkinson resulta da perda progressiva de células nervosas que produzem dopamina, e a doença pode ser causada por uma mistura de fatores genéticos e ambientais. A dopamina é um importante mensageiro químico do cérebro envolvido no controle do movimento.

Vários  tratamentos de doenças visam ajudar os pacientes a controlar a gama de sintomas motores e não motores de Parkinson . Eles incluem  tratamentos cirúrgicos  como DBS, geralmente oferecidos a pessoas com uma duração mais longa da doença.

A DBS envolve a implantação de um ou mais pequenos fios (chamados eletrodos) nas estruturas profundas do cérebro para estimular essas regiões com impulsos elétricos. Os eletrodos são conectados a um gerador de pulsos, que é alimentado por uma bateria.

O DBS subtalâmico é aplicado a uma pequena estrutura cerebral em forma de ovo chamada núcleo subtalâmico, e demonstrou aliviar os sintomas motores e não motores e melhorar a qualidade de vida em pessoas com Parkinson avançado. A região subtalâmica está envolvida na regulação do controle motor e é uma área-chave afetada pela doença.

A DBS subtalâmica também pode diminuir as doses de medicamentos necessárias para o controle dos sintomas, levando a um menor risco de efeitos colaterais, como discinesia ou movimentos involuntários.

Embora muitos fatores possam determinar o quão bem um paciente responde ao DBS, trabalhos anteriores mostraram que a cirurgia pode aliviar sintomas motores e não motores em pacientes com Parkinson de início precoce,  independentemente de mutações causadoras de doenças conhecidas .

Pesquisadores de institutos em Oviedo, na Espanha, analisaram dados de 97 pacientes com Parkinson com ou sem mutações causadoras de doenças conhecidas que passaram por DBS subtalâmica em um hospital universitário entre fevereiro de 2000 e junho de 2021.

Destes, 74 pacientes tinham Parkinson idiopático e 23 tinham doença familiar, com 15 pacientes portadores de mutações no gene LRRK2 e os outros oito no gene PRKN .

Na época da cirurgia, a idade média dos pacientes era de 59,5 anos e eles conviviam com a doença há cerca de 13 anos. Todos responderam à levodopa , o principal tratamento de Parkinson, mas experimentaram flutuações motoras ou discinesia como efeito colateral.

Os pesquisadores procuraram diferenças na dose equivalente de levodopa (o total combinado de medicamentos para Parkinson), sintomas motores, capacidade de realizar atividades diárias e gravidade da doença entre pacientes idiopáticos e aqueles com mutações causadoras da doença até um ano após o DBS.

Sintomas motores menores, doses equivalentes de levodopa menores um ano após a cirurgia

Em ambos os grupos, DBS foi associado a reduções significativas na dose equivalente de levodopa e sintomas motores, conforme avaliado com a Parte 3 da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS), mostraram os resultados. Notavelmente, os efeitos da cirurgia não diferiram significativamente entre pacientes com e sem mutações associadas à doença.

A capacidade dos pacientes de realizar atividades da vida diária – medida usando a UPDRS Parte 2 e a Escala de Schwab e Inglaterra – mostrou tendências semelhantes, melhorando significativamente e na mesma extensão em ambos os grupos até um ano após o DBS.

A única diferença significativa entre esses grupos foi observada nos escores da Escala de Hoehn e Yahr, uma medida da gravidade da doença. Pessoas com mutações causadoras de doenças tiveram pontuações significativamente mais baixas, refletindo uma doença menos grave, do que aquelas com doença idiopática seis meses após a cirurgia. No entanto, essa diferença perdeu significância em um ano.

“Apesar desse achado estatisticamente significativo seis meses após a avaliação do DBS, deve-se observar que, do ponto de vista clínico, essa significância é mínima”, acrescentaram os pesquisadores.

Os pacientes com  mutações nos genes LRRK2 ou PRKN tiveram “boa resposta clínica, motora e farmacológica” ao DBS, concluiu a equipe, acrescentando que a resposta foi semelhante à das pessoas com Parkinson idiopático.

Estudos maiores que acompanham os pacientes por períodos mais longos são necessários para confirmar esses achados e para entender melhor o papel dos fatores genéticos em resposta ao DBS subtalâmico, acrescentaram os cientistas.

Fonte: Por Margarida Maia em Parkinson’s News Today