Progressão da fadiga na doença de Parkinson

A fadiga aumenta com o tempo em pessoas com  doença de Parkinson e está associada a vários fatores, incluindo sexo, idade, sintomas de depressão e função cognitiva superior, concluiu um estudo.

Os resultados do estudo longitudinal, “ Progressão da fadiga na doença de Parkinson – Um acompanhamento de nove anos ”, foram publicados no European Journal of Neurology .

A fadiga, ou exaustão implacável, é um dos sintomas mais comuns e incapacitantes entre as pessoas com Parkinson e tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. No entanto, os mecanismos biológicos subjacentes a este sintoma são mal compreendidos.

“Embora altamente incapacitante, a patogênese [desenvolvimento da doença] e evolução da fadiga na doença de Parkinson são amplamente desconhecidas, e nenhum tratamento suficientemente documentado existe atualmente”, escreveram os pesquisadores.

Para preencher essa lacuna, pesquisadores do Sorlandet Hospital , na Noruega, avaliaram o desenvolvimento de fadiga em pacientes do projeto norueguês ParkWest , com foco nos primeiros nove anos após o diagnóstico dos participantes.

O estudo incluiu 191 pacientes recém-diagnosticados com Parkinson e 170 participantes saudáveis ​​pareados por idade e sexo que serviram como controles. No acompanhamento de nove anos, apenas 104 pacientes e 113 controles tinham dados disponíveis, devido a óbito ou retirada do estudo.

A fadiga foi medida no início do estudo (linha de base) e a cada dois anos até nove anos, usando a Escala de Gravidade da Fadiga (FSS). Avaliações padrão também foram realizadas, como formulários de autoavaliação e exames físicos por um neurologista. A gravidade da doença foi avaliada pela Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS).

Sintomas de depressão , cognição e sonolência diurna também foram avaliados.

No início do estudo, 112 de 191 pacientes (58,6%) apresentavam fadiga clinicamente significativa , em comparação com 34 de 170 controles saudáveis ​​(20,0%). Após nove anos de acompanhamento, 76 de 104 pacientes (73,1%) apresentaram os sintomas, em comparação com 30 de 113 controles (26,5%).

Pacientes com Parkinson tiveram 25% de risco de desenvolver fadiga após nove anos, quando comparados com o valor basal. Eles também tiveram um risco significativamente maior de experimentá-lo pelo menos uma vez durante os nove anos de acompanhamento quando comparados com os controles saudáveis ​​(94,8% vs. 64,7%). Assim, os participantes com Parkinson também tiveram um risco maior de sofrer de fadiga persistente (10,5% vs. 4,1%).

A proporção de pacientes afetados aumentou com o tempo, embora muitos indivíduos apresentassem um padrão não persistente de fadiga durante o seguimento. Os pesquisadores notaram que os resultados demonstraram mudanças dinâmicas na condição.

Fatores como sexo feminino, idade e comorbidade – a presença de uma ou mais condições de saúde adicionais – no início do estudo foram significativamente associados à condição. Outros fatores, incluindo sintomas de depressão, função cognitiva superior e dependência nas atividades da vida diária, foram associados ao aumento da fadiga durante o acompanhamento.

Finalmente, os pesquisadores encontraram uma associação pequena, mas estatisticamente significativa, entre níveis mais baixos de sintomas e ser medicado com agonistas da dopamina , que são usados ​​para superar a perda de dopamina e controlar os sintomas. Essa associação não foi encontrada em outros grupos de medicamentos para Parkinson.

“A associação entre fadiga e outros sintomas não motores que podem ser mais suscetíveis ao tratamento pode trazer benefícios no controle da fadiga”, escreveram os pesquisadores.

“Este estudo é, portanto, uma contribuição para a compreensão da problemática multifacetada da fadiga no Parkinson. Mais estudos são necessários para verificar os resultados e, se possível, explorar opções de tratamento direto ou indireto ”, concluíram.

Fonte: Parkinson News Today – Autora: Diana Campelo Delgado