Programa neuroterapêutico visa melhorar as funções motoras e cognitivas

A MindMaze está em parceria com o Mount Sinai Health System em Nova York para acelerar o acesso de pessoas com doenças neurológicas a um programa neuroterapêutico digital pioneiro para melhorar as funções motoras e cognitivas dos pacientes .

O programa visa fornecer treinamento de alta dose e alta intensidade para melhorar a capacidade do cérebro de aprender, se adaptar e se recuperar.

O objetivo é desenvolver uma plataforma universal com soluções para doenças neurológicas desafiadoras, como acidente vascular cerebral, doença de Parkinson e doença de Alzheimer , que possam ser aplicadas na clínica ou em casa.

Essa parceria recém-estabelecida “desenvolverá modelos de implementação baseados em evidências para dimensionar nossas tecnologias de maneira transparente e econômica”, disse John Krakauer, MD, diretor médico-chefe da MindMaze, em um comunicado à imprensa .

As doenças neurológicas afetam quase 100 milhões de americanos. A morbidade e a incapacidade resultantes representam uma alta carga para o sistema de saúde e representam quase 50% da carga total de saúde nos EUA

Normalmente, as intervenções motoras, cognitivas e comportamentais trazem benefícios às pessoas com essas doenças. No entanto, considerando a crescente necessidade de tratar esses pacientes, a tecnologia pode ser uma maneira eficaz de ampliar as soluções para melhorar os resultados dos pacientes e apoiá-los em suas condições crônicas.

O Mount Sinai Health System inclui hospitais, laboratórios, uma escola de enfermagem e uma escola de medicina que oferece soluções abrangentes de saúde e fornece abordagens inovadoras, como inteligência artificial e informática.

Por meio dessa parceria, o Mount Sinai estabelecerá um programa neurorrestaurador ambulatorial, seguido por um programa digital em casa, para avaliar e monitorar a recuperação aguda e a longo prazo após um acidente vascular cerebral ou concussão. Isso utilizará as soluções de software e hardware proprietário da MindMaze, personalizados para diferentes condições neurológicas, incluindo Parkinson.

Os dados obtidos do programa educarão o registro médico do Monte Sinai, apoiando a eficácia clínica, escalabilidade e viabilidade desta iniciativa.

“A colaboração permitirá o acesso à tecnologia para que os pacientes treinem intensivamente na janela vital da plasticidade cerebral, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de treinamento pós-derrame”, disse Krakauer.

Função motora

Em pessoas com doença de Parkinson, a função motora é afetada e os movimentos tornam-se menores e mais lentos do que o normal, causando problemas nas atividades diárias, como vestir-se. A MindMaze desenvolveu o TOAP Run , um videogame para proporcionar reabilitação de movimento RÁPIDO e GRANDE, incentivando os pacientes a produzir movimentos maiores com efeitos positivos na capacidade motora e na qualidade de vida.

Em um teste preliminar, o jogo reduziu a incidência de quedas na maioria dos pacientes com Parkinson; um julgamento maior está em andamento.

A MindMaze também desenvolveu uma ferramenta aprovada pela FDA, Brain Vitals, para medir as mudanças diárias na função cognitiva resultantes de distúrbios neurológicos, lesões cerebrais e envelhecimento. Consiste em testes curtos clinicamente validados para avaliar funções cognitivas, como atenção e função executiva.

“A MindMaze e a Mount Sinai são apaixonadas por fornecer aos sobreviventes de AVC um acesso cada vez melhor aos cuidados e redefinir as possibilidades com a neuro-recuperação. Este programa é uma manifestação de nossa ambição conjunta de redefinir o que é possível na neuro-recuperação de uma maneira que não seja apenas acessível, acessível e envolvente para os pacientes, mas também se encaixe perfeitamente nos fluxos de trabalho dos médicos”, David Putrino, PhD, diretor de inovação de reabilitação para o Sistema de Saúde Mount Sinai.

por Andreia Lobo | em Parkinson’s News Today