A mudança de peso nos estágios iniciais da doença de Parkinson

As pessoas que ganham ou perdem peso logo após serem diagnosticadas com a doença de Parkinson podem ter mais chances de ter mudanças em suas habilidades de pensamento do que as pessoas que mantêm seu peso, de acordo com um estudo publicado na edição online de 19 de outubro de 2022 da Neurology ® , o revista médica da Academia Americana de Neurologia.

O estudo envolveu 358 pessoas que foram recentemente diagnosticadas com a doença de Parkinson e ainda não haviam começado a tomar medicamentos para a doença. Eles tinham uma idade média de 61 anos e haviam sido diagnosticados em média dois anos antes. Eles foram comparados com 174 pessoas que não tinham a doença de Parkinson.

O ganho ou perda de peso foi definido como uma mudança de mais de 3% do peso corporal durante o primeiro ano do estudo. A manutenção do peso foi definida como nenhuma alteração ou alteração não superior a 3%. Um total de 98 pessoas tiveram perda de peso, 59 tiveram ganho de peso e 201 mantiveram o peso.

Os participantes fizeram testes de habilidades de pensamento no início do estudo e depois todos os anos por até oito anos. Eles também fizeram testes para outros sintomas não motores que podem ocorrer em pessoas com doença de Parkinson, como depressão, ansiedade e distúrbios do sono.

As pessoas com Parkinson que perderam peso tiveram um declínio mais rápido em suas pontuações gerais de pensamento em comparação com aquelas com Parkinson que mantiveram seu peso. Ambos os grupos começaram com pontuações médias de 27 no teste. As pontuações daqueles que perderam peso caíram 0,19 pontos mais rápido por ano do que aqueles que mantiveram o peso. As habilidades de pensamento com os declínios mais acentuados foram relacionadas às habilidades de fluência verbal, que são uma medida da função executiva.

Em contraste, as pessoas com Parkinson que ganharam peso tiveram um declínio mais lento em suas pontuações em um teste de velocidade de processamento em comparação com aquelas que mantiveram seu peso.

Não houve associação entre mudança de peso e quaisquer outros sintomas não motores.

Nas pessoas que não tinham a doença de Parkinson, não houve relação entre as alterações de peso e os resultados dos testes de habilidade de pensamento.

“Essas descobertas destacam a importância potencial do controle de peso nos estágios iniciais da doença de Parkinson”, disse Jun. “Mais estudos são necessários para determinar se tomar medidas para prevenir a perda de peso pode retardar o declínio cognitivo em pessoas com Parkinson”.

O estudo não prova que a mudança de peso causa mudanças nas habilidades de pensamento; mostra apenas uma associação.

As limitações do estudo foram que os pesquisadores não puderam investigar se o efeito da mudança de peso nas habilidades de pensamento era o mesmo em pessoas abaixo do peso ou obesas. Eles também não puderam considerar se a mudança de peso foi intencional ou não intencional.

O estudo foi financiado pelo Hallym University Research Fund.

Fonte:

Academia Americana de NeurologiaReferência do jornal:

Kim, R.,  et ai.  (2022) Associação de mudança precoce de peso com declínio cognitivo em pacientes com doença de Parkinson. Neurologia.  doi.org/10.1212/WNL.0000000000201404 .