É possível freiar a progressão da Doença de Parkinson?

Em recente artigo publicado no site Parkinson’s Foundation, foi citado que os pesquisadores estão focados em desacelerar e algum dia interromper a doença de Parkinson (DP) em seus caminhos.

O artigo é baseado em Can We Put the Brakes on PD Progression , um webinar da Parkinson’s Foundation Expert Briefing apresentado por Joash Lazarus, MD, Multiple Sclerosis Center of Atlanta.

No texto a seguir você vai ver o que eles descobriram, o que o futuro reserva e aprender como algumas das armas mais fortes na luta contra a progressão do Parkinson são práticas que se pode colocar em prática hoje.

Sintomas do Parkinson

Os sintomas da DP derivam de uma proteína, chamada alfa-sinucleína , que se aglomera e se acumula em certas áreas do cérebro. Esse processo esgota a dopamina, que é fundamental para muitos processos corporais, incluindo movimentos suaves e coordenados. Embora a dopamina diminua para todos que vivem com Parkinson, cada pessoa experimenta os sintomas da doença de maneira diferente.

Os sintomas de Parkinson podem afetar sua vida de várias maneiras. Usar uma variedade de terapias e suportes conforme necessário pode fazer toda a diferença. Medicamentos personalizados , grupos de apoio social , cuidados de saúde mental e participação em ensaios clínicos mostraram benefícios para as pessoas com Parkinson.

Mas existe uma maneira de retardar a progressão do Parkinson? Enquanto os cientistas estão avaliando tudo, desde medicamentos até a prática de atenção plena em busca de pistas, eles descobriram que alguns dos maiores benefícios começam em casa.

Alimentação saudável e exercício físico regular: uma combinação poderosa

Fazer dos alimentos nutritivos a base das suas refeições e praticar exercício físico regular tem inúmeros benefícios comprovados. Estudos mostram que a nutrição direcionada pode retardar o avanço do Parkinson. Comer uma dieta de estilo mediterrâneo de alimentos integrais, baseada em vegetais – incluindo vegetais frescos, frutas, nozes, sementes, peixes, azeite e óleos de coco e muito mais – pode estar associado a uma progressão mais lenta da DP.

Quando você vive com DP, o exercício também é fundamental para a saúde ideal. De fato, o Parkinson’s Outcomes Project mostra que pelo menos 2,5 horas por semana de atividade física pode retardar a progressão dos sintomas da DP. A pesquisa revela que o exercício regular também mostra efeitos neuroprotetores em modelos animais com Parkinson.

O exercício beneficia pessoas de todas as idades. À medida que as pessoas envelhecem, o risco de quedas aumenta. Para pessoas com DP, a chance de quedas é duas a três vezes maior. Até metade dessas quedas pode resultar em lesões graves. O exercício é a única coisa que minimiza notavelmente o risco de queda de uma pessoa. A atividade física regular também pode aumentar o equilíbrio, melhorar a função cardíaca e pulmonar, aumentar a memória, o pensamento e a resolução de problemas, minimizar a depressão e muito mais.

Veja como fazer o exercício funcionar para você:

• Maximize os benefícios exercitando-se moderadamente a vigorosamente 150 minutos por semana.
  • Planeje uma rotina semanal que inclua atividade aeróbica, treinamento de força, exercícios de equilíbrio e alongamento.
  • Visite um fisioterapeuta com experiência em Parkinson para uma avaliação funcional e recomendações de exercícios.

Terapias especializadas de movimento e fala de Parkinson, como os programas Lee Silverman Voice Treatment (LSVT) BIG e LOUD , também mostraram potencial para diminuir os sintomas e retardar a progressão da DP.

Explorando os Avanços da Terapia

Pessoas com Parkinson tomam uma variedade de medicamentos para controlar os sintomas. Pesquisadores de DP passaram décadas trabalhando para descobrir terapias poderosas o suficiente para retardar ou parar o Parkinson. Alguns deles incluem:

Rasagilina

O estudo ADAGIO de 2009 analisou se a rasagilina – um inibidor da monoamina oxidase-B (MAO-B) (pode minimizar a quebra da dopamina pela enzima MAO-B e aliviar os sintomas de movimento) – poderia frear a progressão da doença para pessoas em estágio inicial. estágio Parkinson. Os resultados sugeriram a possibilidade de que uma dose diária de 1 mg de rasagilina possa ter potencial modificador da doença, mas uma dose diária de 2 mg não.

Apesar das incertezas do estudo, ele ainda mostrou amplas evidências de que a rasagilina controlava melhor os sintomas de pessoas com DP, razão pela qual é usada em conjunto com a levodopa , atualmente o medicamento mais poderoso para Parkinson e um pilar do tratamento desde sua descoberta na década de 1960.

Levodopa

A levodopa é uma terapia comprovadamente eficaz em toda a jornada do Parkinson. No passado, as pessoas costumavam atrasar o início da terapia com levodopa com base no mito de que pararia de funcionar depois de alguns anos. Um estudo de 2019 analisou se iniciar a levodopa mais cedo ou mais tarde poderia mudar o curso do Parkinson. Embora a pesquisa tenha mostrado que a levodopa não diminuiu a DP, provou que iniciar a medicação no início do Parkinson é seguro.

Estimulação cerebral profunda

Quando as pessoas que vivem com DP começam a experimentar flutuações motoras graves, tremores e discinesia , movimentos musculares involuntários que não podem ser controlados por doses ideais de medicação, um dispositivo de estimulação cerebral profunda (DBS) implantado cirurgicamente pode fornecer pulsos elétricos ao cérebro, facilitando sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Os resultados de um estudo de 2020 provaram que pessoas com doença de Parkinson também podem obter alívio dos sintomas a longo prazo com DBS. A pesquisa mostra que as pessoas que fazem terapia DBS no início – juntamente com a medicação ideal – geralmente se saem melhor com o controle da discinesia. Apesar dos profundos benefícios do DBS, não foi comprovado que ele atrasa a progressão da doença.

Enquanto os pesquisadores trabalham para resolver o quebra-cabeça de Parkinson, capacite-se priorizando seu bem-estar. Alimentos saudáveis ​​combinados com hábitos regulares de exercícios e tratamento abrangente em equipe são os alicerces de uma vida melhor com DP.